Auditeste atinge a estratosfera com Tecnologia Aeroespacial

É isso mesmo que você leu: a Auditeste está rompendo barreiras tecnológicas para aplicar novas soluções inovadoras! E não, o céu já não é mais o limite!

Por meio de uma parceria com a startup Phoenix Technology, do ramo de tecnologia aeroespacial, a Auditeste irá contribuir em atividades muito importantes para a sociedade, como o monitoramento de desmatamento e queimadas, previsão do tempo, dentre outras várias aplicações. Tudo isso a fração do custo de um satélite.

Ficou curioso para saber qual a contribuição da tecnologia nessas causas, especialmente da qualidade de software, e como a Auditeste está trazendo isso cada vez mais para a realidade? Continue lendo essa matéria!

 

Como a Auditeste vai chegar ao espaço?

O processo se inicia com a construção da sonda espacial que levará os equipamentos necessários para os testes. Chamada de SE-INNOVATION, a sonda da Phoenix Technology será lançada no Brasil, no alto da cidade de Serra Negra, interior paulista. A data prevista para o evento é 07/05/2021 e você pode acompanhar de perto nas redes sociais da Auditeste.

Por enquanto já temos algumas imagens prévias para você conhecer a sonda aeroespacial que vai levar a Auditeste ao espaço!

Rumo ao espaço, a sonda ultrapassa a camada de ozônio, atingindo os limites da estratosfera e podendo até mesmo chegar à mesosfera. Para se ter uma noção, veja a figura abaixo, que mostra a SE-INNOVATION da Phoenix Technology em altitudes muito mais elevadas que balões, aeronaves comuns e aviões supersônicos. A sonda fica próxima a região da atmosfera onde os raios cósmicos estão presentes.

Como mostra a imagem acima, a troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, na qual vivemos. Já a estratosfera é a segunda camada da atmosfera terrestre, começando a partir do fim da troposfera, atingindo até 50 km de altura.

A chamada “camada de ozônio” é encontrada na estratosfera, contendo 90% do volume de ozônio do planeta. Já a mesosfera é uma camada pouco explorada da atmosfera, com temperaturas variando em torno de 100ºC negativos. Esse valor se dá devido aos baixos níveis de vapor d’água na região, um dos gases mais relevantes para gerar o efeito estufa. Embora seja uma região bastante rarefeita, é nela que se dá a combustão dos meteoritos, fenômeno conhecido como estrelas cadentes.

Com a tecnologia aeroespacial da Phoenix Technology, será possível atingir até 47 quilômetros de altitude ou 177 mil pés, ficando totalmente fora do alcance da visão humana. Para isso, o equipamento conta com materiais especiais para resistir às adversidades encontradas, como por exemplo o regime de baixas temperaturas.

Atualmente, as sondas aeroespaciais são usadas somente pela Phoenix Technology em diversos tipos de missões, como a exploração de outros planetas, estudo de um satélite, análise de um astro, dentre tantas outras. No caso do apoio da Auditeste para Phoenix Technology, o objetivo é a realização de testes. E aí surge o questionamento: por que fazer testes no espaço?

É exatamente sobre isso que vamos falar a seguir.

 

Por que realizar testes no espaço? 

Para monitorar o desmatamento e queimadas, fazer a previsão do tempo, dentre outras aplicações, é preciso assegurar a qualidade do software utilizado, garantindo que tudo funcionará de acordo com o planejado.

E essa é exatamente a missão da Auditeste: oferecer as melhores e mais modernas soluções no segmento de testes, certificação de software e demais aplicações, garantindo assim a qualidade, segurança e sucesso do projeto.

Uma vez que a sonda aeroespacial se encontra devidamente posicionada, a ideia é que permaneça na missão a qual foi atribuída por longos dias. Por isso, a importância de realizar os testes adequados pois a SE-INNOVATION tem como objetivo levar os produtos para validação e testes.

Além disso, com o uso das ferramentas, metodologias, tecnologia de ponta e testes de qualidade presentes na Auditeste é possível assegurar ao projeto diversos benefícios, como aumento da produtividade, otimização de custos, redução de erros humanos, dentre tantos outros.

 

A inovação é um dos compromissos da Auditeste

A Auditeste é engajada em incentivar ações inovadoras que trazem benefícios para a sociedade, por isso, essa oportunidade de lançar uma sonda em parceria com uma startup de tecnologia aeroespacial é encantadora.

Com um time de profissionais altamente qualificados e modernos recursos tecnológicos, a Auditeste entrega qualidade em todos os seus projetos. E agora não poderia ser diferente.

Incrível como a tecnologia aeroespacial pode contribuir em diversas situações, não é mesmo?

A Auditeste tem muito orgulho de poder fazer parte dessa trajetória, que vai trazer à população soluções cada vez mais modernas e inovadoras para os problemas que vivemos.

 

Para acompanhar os próximos capítulos dessa história, fique ligado no blog e nas redes sociais da Auditeste!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>