Auditeste rompeu barreiras e chegou no espaço!

Há um tempo atrás compartilhamos por aqui um grande evento que estava por acontecer: o lançamento de uma sonda aeroespacial capaz de realizar testes no espaço.  Se você ainda não viu, pode conferir na íntegra aqui.

A partir de 2021, a Auditeste firmou uma parceria com a startup Phoenix Technology, do ramo de tecnologia aeroespacial. Dessa forma, será possível contribuir em atividades muito importantes para a sociedade, como o monitoramento de desmatamento e queimadas, previsão do tempo, dentre outras várias aplicações.

O lançamento aconteceu no dia 7 de maio de 2021 e hoje vamos contar, em detalhes, como tudo ocorreu! Já está curioso, né? Então continue lendo e veja como foi esse evento divisor de águas.

 

Recapitulando algumas informações…

O processo começou com a construção da sonda espacial SE-INNOVATION, desenvolvida especialmente para essa missão. Com a tecnologia de ponta da Auditeste e da Phoenix Technology foi possível criar esse modelo exposto nas figuras abaixo.

Relembrando: ao ser lançada em direção ao espaço, a sonda ultrapassa a camada de ozônio, atingindo os limites da estratosfera e podendo até mesmo chegar à mesosfera. Para se ter uma noção, veja a figura abaixo, que mostra a SE-INNOVATION em altitudes muito mais elevadas que balões, aeronaves comuns e aviões supersônicos. A sonda ficará próxima a região da atmosfera onde os raios cósmicos estão presentes.

Com a tecnologia aeroespacial implementada pela Phoenix Technology em parceria com a Auditeste, será possível atingir até 40 quilômetros de altitude, ou seja, a SE-INNOVATION ficará totalmente fora do campo de visão humana. Portanto, a sonda foi desenvolvida com materiais especiais para resistir às adversidades encontradas, como por exemplo o regime de baixas temperaturas.

 

O lançamento

No dia 7 de maio de 2021, o evento tão esperado aconteceu. Na cidade de Serra Negra, no interior paulista, a SE-INNOVATION foi lançada com sucesso.

Com auxílio de uma equipe técnica e especialmente preparada, a sonda decolou atingindo a velocidade de 4,16 m/s na subida. A duração do voo foi de 2 horas e 45 minutos, quando o balão estourou.

Na descida, a velocidade registrada foi de 5,2 m/s e o tempo total de queda foi de 35 minutos. Por fim, foram necessários 3 dias para a recuperação.

E agora, sem mais delongas, chegou o momento mais almejado: o vídeo mostrando como foi o evento, desde o lançamento até a recuperação, com imagens exclusivas do espaço. Assista abaixo:

Além disso, você pode conferir a reportagem completa realizada pelo Programa Mundo Empresarial, da Band Mais no Youtube.

 

Por que realizar testes no espaço?

Para monitorar o desmatamento e queimadas, fazer a previsão do tempo, dentre outras aplicações, é preciso assegurar a qualidade do software utilizado, garantindo que tudo funcionará de acordo com o planejado.

E essa é exatamente a missão da Auditeste: oferecer as melhores e mais modernas soluções no segmento de testes, certificação de software e demais aplicações, garantindo assim a qualidade, segurança e sucesso do projeto.

Uma vez que a sonda aeroespacial se encontra devidamente posicionada, a ideia é que permaneça na missão a qual foi atribuída por longos anos. Por isso, a importância de realizar os testes adequados e atestar o bom funcionamento durante todo o período de funcionamento.

Além disso, com o uso das ferramentas, metodologias e tecnologia de ponta presentes na Auditeste é possível assegurar ao projeto diversos benefícios, como aumento da produtividade, otimização de custos, redução de erros humanos, dentre tantos outros.

 

A inovação é um dos compromissos da Auditeste

A Auditeste é engajada em incentivar ações inovadoras que trazem benefícios para a sociedade, por isso, essa oportunidade de lançar uma sonda em parceria com uma startup de tecnologia aeroespacial é encantadora.

Com um time de profissionais altamente qualificados e modernos recursos tecnológicos, a Auditeste entrega qualidade em todos os seus projetos. E agora não poderia ser diferente.

Incrível como a tecnologia aeroespacial pode contribuir em diversas situações, não é mesmo?

A Auditeste tem muito orgulho de poder fazer parte dessa trajetória, que vai trazer à população soluções cada vez mais modernas e inovadoras para os problemas que vivemos.

Para continuar acompanhando os próximos capítulos dessa história e os avanços no mundo dos testes, fique ligado no blog e nas redes sociais da Auditeste!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>