Sabemos que os testes são fundamentais para o desenvolvimento e bom funcionamento de softwares e aplicativos. Mas também não podemos negar que alguns desses processos podem ser complexos e demandar muito tempo da equipe. Por isso, a automação de testes com IA tem ganhado cada vez mais adeptos.
Usar a Inteligência Artificial à favor da equipe pode otimizar o dia dos envolvidos e ainda aumentar a produtividade do setor e até mesmo da empresa toda. Mas, para isso acontecer, é preciso entender de fato o que é essa automação de testes.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo onde explicamos o que é a automação de testes usando a Inteligência Artificial, em quais testes ela já está sendo usada, os benefícios e muito mais. Então, se quer ficar por dentro do assunto, continue lendo até o final!
O que é automação de testes com IA?
A automação de testes com IA é uma combinação de algoritmos inteligentes e modelos de machine learning usados para entender profundamente como os testes são feitos. E, assim, otimizá-los de forma que esse processo não precise tanto da intervenção humana.
Para isso, a IA identifica os padrões dos testes, analisa os dados e contribui para tomadas de decisão mais eficientes, através das informações coletadas durante a execução dos testes.
A Inteligência Artificial também gera casos de teste de forma automática. Para isso, a tecnologia analisa requisitos, especificações e até mesmo o código-fonte, para então criar caso de teste que seja relevante.
Tendo o histórico de testes, a tecnologia consegue identificar áreas propensas a erros e com isso realizar a análise preditiva.
De modo geral, a automação usando a IA visa tornar os testes mais eficientes, rápidos, mais confiáveis e evitar erros que poderiam ser causados por humanos.
Benefícios da automação de testes com IA
A automação de testes com IA oferece muitos benefícios para as empresas que passam a usar essa tecnologia. Por isso, não importa o setor de atuação, empresas com envolvimento no desenvolvimento de software estão optando pela automação.
Dentre os benefícios oferecidos pela automação dos testes com a tecnologia de inteligência artificial está a cobertura mais abrangente. Com a IA, é possível explorar mais cenários, desde os mais simples aos mais complexos. Assim, a cobertura de testes é aumentada e a identificação de possíveis problemas é feita de forma mais ágil.
A detecção de erros é feita de forma mais rápida, visto que a IA analisa padrões de comportamentos e no primeiro sinal de algo incomum, a tecnologia já emite um sinal de alerta.
Ao implementar a automação de testes, os softwares podem ser lançados mais rapidamente no mercado. Isso porque processos como criação, execução e análise de casos de teste são automatizados pela IA, o que, automaticamente, acelera o processo de entrega do software.
Como mencionado anteriormente, usar a IA auxilia na redução de erros humanos.
Testes que já contam com a automação de IA
Já existem alguns testes que estão sendo automatizados pela Inteligência Artificial. Como, por exemplo, o teste de regressão. Nesse caso, a IA ajuda na identificação de partes do software que apresentam falhas ou vulnerabilidades. Assim, ela gera casos de testes para validar esses locais.
Os testes de segurança também já estão sendo automatizados por essa tecnologia. A IA detecta falhas na segurança do software. Assim, ao automatizar a detecção de possíveis ataques, é possível trabalhar mais rapidamente para corrigir essas brechas.
Como a IA tem a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados, ela também tem sido usada para automatizar os testes baseados em dados. Dessa forma, é possível identificar padrões e anomalias no software.
Ferramentas de automação de testes com IA
Existem algumas ferramentas que ajudam as empresas no processo de automação de testes com IA. A Testesigma é uma delas, baseada em nuvem e alimentada por IA, essa ferramenta usa processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.
Applitools é uma das ferramentas mais recomendadas e usadas para testes visuais, através da IA e visão computacional. Outra ferramenta de automação de testes que usa IA e modelos de aprendizado de máquina é a Functionize. Com ela é possível criar e monitorar testes autônomos de forma facilitada.
O Code Intelligence também utiliza IA para testar a segurança de softwares. Para isso, faz testes difusos e análises dinâmicas para descobrir bugs, vulnerabilidades e comportamentos incomuns nos softwares.
A ferramenta Selenium é uma das melhores para teste de software para aplicações web. Sendo uma estrutura de automação de testes de código aberto, ele fornece recursos para diferentes navegadores e plataformas.
Essas são apenas algumas das diversas ferramentas existentes no mercado. Sendo essas as mais conhecidas e recomendadas.
Testes com IA e o trabalho humano
Desde que a IA passou a ganhar mais forças e mais adeptos no mercado de trabalho, muitas pessoas têm se perguntado se ela irá substituir o trabalho humano. E a resposta que temos é: não.
A Inteligência Artificial é uma ferramenta criada para ajudar no dia a dia de trabalho. Ela precisa da expertise humana para aprender o que precisa ser feito. De certa forma, essa tecnologia veio para somar. E o mesmo acontece com a automação de testes com IA.
Essa automação agiliza os processos e dá mais liberdade para que membros da equipe foquem seus esforços em outras demandas. A IA foi criada para aumentar a produção e facilitar a rotina de trabalho.
O importante é se manter atualizado e saber usar essas tecnologias a seu favor, mas sem temê-las.
Para continuar por dentro de assuntos de tecnologia e testes, leia mais conteúdos no blog da Auditeste!