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Fraudes no e-commerce: como identificar e se proteger

Nos últimos anos foi possível perceber um grande aumento no número de compras feitas de forma online. A pandemia de covid-19 e a mudança no comportamento do consumidor são alguns dos principais motivos para esse boom no comércio digital.

No entanto, junto com o aumento das vendas, também vemos um aumento nas fraudes no e-commerce. Da mesma forma que o avanço  tecnológico ocorreu para aumentar a comodidade dos usuários, pessoas má intencionadas usam esses recursos tecnológicos para aplicarem golpes.

Novos empreendedores que focaram seus esforços no negócio digital podem ficar frustrados com esses problemas. No entanto, existem maneiras de proteger o e-commerce dessas fraudes.

Neste conteúdo falamos sobre os principais tipos de fraudes aplicadas neste ambiente e como se proteger deles. Então, continue com a leitura até o final para saber como fazer seu negócio prosperar com segurança!

O que são fraudes no e-commerce?

Antes de nos aprofundarmos nos tipos e nos métodos de proteção, é preciso primeiro entender o que de fato são as fraudes no e-commerce. 

Para entender melhor o impacto que o e-commerce tem no país, segundo uma pesquisa da Insider Monkey, o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking dos principais países que movimentam o mercado de comércio digital.

Contudo, uma outra pesquisa, intitulada “Mapa da Fraude” feita em 2022 pela ClearSale, mostrou que o país sofreu 5,6 milhões de tentativas de fraude em e-commerce entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022. 

Mas afinal, o que são fraudes no e-commerce? Essas fraudes podem ocorrer de diversas formas, falaremos mais sobre os tipos no decorrer do texto. Mas, de modo geral, fraude no comércio online é quando ocorre uma adulteração em uma transação de compra e venda.

Normalmente, a pessoa que corrompe essa transação faz isso visando benefícios próprios. Esses benefícios podem ser desde efetuar a compra sem pagar ou roubar dados de terceiros para finalizar o pedido.

Para entender melhor, continue com a leitura e veja os tipos de fraudes mais usados nesse mercado!

Tipos de fraudes no e-commerce

As fraudes no e-commerce podem prejudicar tanto os comerciantes quanto seus clientes. Essas práticas enganosas e maliciosas podem manchar a imagem da loja, tornar a experiência do consumidor em um pesadelo e impactar negativamente o faturamento da empresa.

Abaixo separamos os principais tipos de fraude. Confira!

Phishing

Phishing é um tipo de golpe cibernético bastante conhecido. Isso porque, ele é um dos mais aplicados ao redor do mundo. Esse golpe consiste em obter informações sensíveis, como nomes de usuário, senhas e detalhes financeiros das vítimas. 

Para conseguir essas informações, criminosos cibernéticos usam e-mails, mensagens de texto ou sites fraudulentos que se parecem com os oficiais. Assim, no e-commerce, um fraudador pode mandar mensagem se passando por algum vendedor ou suporte da loja para roubar dados dos clientes.

Fraude do estorno

A fraude do estorno é uma das mais difíceis de serem identificadas. Isso acontece porque a compra é feita de forma legal e pelo próprio titular do cartão. 

Acontece que nesses casos, a pessoa faz essa ação de forma planejada. Ou seja, realiza de fato a compra, espera o pedido chegar em casa e depois pede o estorno do valor alegando que não foi o titular do cartão quem efetuou a compra.

Com isso, a loja é obrigada a devolver o valor para o cliente, que fica com o produto sem ter pago por ele.

Fraude do cartão de crédito

Esse tipo de fraude é um dos mais comuns e também é um pouco parecido com o citado acima. A diferença é que a compra é feita usando um cartão roubado. Dessa forma, o fraudador recebe o pedido em casa, mas a loja é obrigada a estornar o valor do produto para o titular do cartão, que nesse caso não passou de uma vítima.

Fraude de interceptação

Neste caso, os fraudadores também usam dados de cartões roubados, assim como dados pessoais das vítimas para realizar compras em e-commerce. 

No entanto, após a compra ser efetuada, os fraudadores ficam rastreando o pedido e interceptam o pacote antes de ser entregue. Isso porque, para não gerar tanta desconfiança, no ato da compra eles deixam todos os dados como estão, sem fazer alterações.

A alteração de endereço de entrega é feita somente quando o pacote já está em rota.

Fraude de triangulação

Esse tipo de fraude também pode demorar para ser descoberta. Nele, os fraudadores criam uma espécie de “vitrine falsa”. Ou seja, criam uma espécie de site ou anúncio com produtos populares para atrair vítimas.

Quando alguém compra um produto dessas vitrinas falsas, os fraudadores roubam os dados do cartão usado, fazem a compra real do produto pedido e o enviam para a vítima. No entanto, continuam usando os dados roubados do cartão para fazerem diversas outras compras sem que a vítima perceba.

Como se proteger das fraudes no e-commerce

Antes de saber quais ações ajudam na proteção contra as fraudes no e-commerce, é bom saber algumas dicas que ajudam identificar uma fraude.

Como, por exemplo:

  • Quando um mesmo cliente faz diversos pedidos para endereços diferentes;
  • Pedidos com valor muito alto;
  • Um mesmo cliente fazer várias compras em um curto período;
  • Pedidos realizados em um país em que a loja nunca vendeu antes;
  • Quando um pedido de um cliente fixo é realizado de um lugar incomum.

Essas são só algumas dicas que podem ajudar na identificação de fraudes. Mas, e como realmente se proteger delas?

A segurança cibernética é crucial e indispensável para o e-commerce! Realizar auditorias regularmente da segurança em que a plataforma do e-commerce está hospedado pode ajudar a identificar vulnerabilidades e prevenir golpes e fraudes.

Conte com uma boa ferramenta de solução antifraude. Algumas plataformas hospedeiras de e-commerce já contam com suas próprias soluções. Por isso, é importante também saber onde hospedar seu negócio.

Ter ferramentas que ajudam na autenticação do comprador também é uma boa maneira de criar uma camada de segurança. Algumas dessas ferramentas exigem que o cliente informe uma senha ou código de segurança para só então a compra ser finalizada.

É importante lembrar também que hoje em dia muitas pessoas utilizam os smartphones para realizar compras online. Sendo assim, é preciso que todas as camadas e estratégias de segurança aplicadas no e-commerce também sejam compatíveis com o mobile.

E, claro, a única maneira de garantir a segurança de um negócio é realizando testes. A Auditeste oferece diversos testes para softwares! Confira nossas soluções e aumente a segurança do seu negócio!

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