A tecnologia faz parte de diversos processos na rotina de todas as empresas, independentemente do tamanho e do segmento. Mas, para que ela continue sendo benéfica, é preciso sempre buscar formas de extrair potencial máximo que essas inovações têm a oferecer.
E, é justamente isso que a computação de alto desempenho propõe. Muitas empresas, principalmente as que possuem muitos dados e processos mais complexos, fazem uso das práticas de computação de alto desempenho.
Além dos pontos positivos que essa tecnologia oferece para quem a usa, a integração dela com a nuvem tem atraído cada vez mais empresas.
Para entender melhor o que é essa performance computacional, como ela funciona, qual sua importância e muito mais, continue lendo este conteúdo até o final e acabe com todas suas dúvidas!
O que é computação de alto desempenho?
A computação de alto desempenho, conhecida pela sigla HPC (do inglês high-performance computing), também é conhecida como performance computacional. A HPC é o nome dado para o conjunto de práticas usadas para agregar recursos que aumentem o desempenho dos servidores e computadores.
A HPC é muito procurada por empresas que geram muitos dados diariamente. Isso porque, a computação de alto desempenho é capaz de processar volumes altos de dados em velocidade superior à de computadores comuns e tradicionais.
Essa performance computacional também é uma excelente forma de encontrar respostas para problemas muito complexos em áreas como engenharia, ciência, negócios, entre outros, isso em escala mundial.
Qual sua importância?
A computação de alto desempenho é importante pelos diversos benefícios que ela oferece. Entre esses benefícios estão:
- Reduzir a necessidade de realizar testes físicos. Essa redução é possível devido a capacidade da HPC de criar simulações. Essas simulações saem bem mais em conta do que movimentar toda uma equipe e estrutura para fazer um teste físico;
- Como já mencionamos algumas vezes no decorrer deste conteúdo, a HPC ajuda a tornar processos mais velozes;
- O financeiro também é beneficiado pela implementação da HPC. Isso, devido a dois pontos já citados. O custo com testes é reduzido, e como os problemas são resolvidos mais rapidamente, gastos colocados em processos que não solucionam os problemas deixam de existir;
- Por suportar maior volume de dados e ter uma resposta mais ágil e ativa, a HPC promove a inovação nos mais variados setores.
Como a performance computacional funciona
Podemos dizer que existem três pilares para o funcionamento da computação de alto desempenho. Enquanto uma computação comum faz uso da computação serial, executando todas as tarefas, uma após a outra, no mesmo processador, a HPC faz uso de:
- Computação massivamente paralela: esse tipo de computação é capaz de executar várias tarefas de forma simultânea. Para isso, são usados diversos processadores e servidores computacionais;
- Clusters de HPC: esses clusters de HPC consistem em diversos servidores de computador de alta velocidade conectados em rede. Esses servidores possuem planejador centralizado que gerencia a carga de trabalho da computação paralela;
- Componentes de alto desempenho: aqui entram todos os componentes de um cluster de HPC, como por exemplo, rede, memória, armazenamento e sistemas de arquivo. Esses componentes ajudam a otimizar o poder de computação e o desempenho.
Setores que usam a HPC
A computação de alto desempenho pode ser aplicada em diversos setores, de forma que seja benéfica para esses setores.
Na área da saúde e ciências biológicas, por exemplo, a HPC já ajudou a descobrir e a criar medicamentos, além de ajudar no rápido diagnóstico de câncer e modelagem molecular.
Na área financeira a HPC auxilia em uma detecção de fraudes de forma mais precisa e segura. Essa tecnologia também é muito útil para a previsão climática. Assim, é possível prever fenômenos naturais e alertar a população para que possam tomar as medidas de segurança recomendadas.
Essas são só algumas das áreas em que a HPC já foi aplicada e se mostrou útil e benéfica. Mas, a realidade é que essa computação tem muito a oferecer e quem souber usufruir de seus pontos positivos pode se dar muito bem no mercado!
Computação de alto desempenho e a nuvem
Cerca de 10 anos atrás, a computação de alto desempenho só existia em forma física. Por isso, não era tão acessível como hoje em dia, visto que era preciso alugar um equipamento para poder construir e hospedar um cluster de HPC.
No entanto, atualmente é possível ter uma HPC em nuvem, o que muitas pessoas chamam de HPC como serviço ou HPCaaS. Agora, a implementação dessa tecnologia se tornou mais rápida e acessível para empresas de diversos portes e segmentos.
Desafios de implantar a computação de alto desempenho
Como citado anteriormente neste conteúdo, antigamente o grande problema na hora de implementar a computação de alto desempenho era o alto investimento em supercomputadores.
Além do custo alto desses equipamentos, também era preciso sempre mantê-los atualizados, o que também exige um gasto a mais.
No entanto, a HPC em nuvem facilitou, e muito, esse processo. Atualmente, o maior desafio da implementação é a falta de conhecimento no assunto. Por isso, para fazer esse processo de forma correta, e que não impacte negativamente os negócios, é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado.
Gostou desse conteúdo? Aproveite então para ler mais posts no blog da Auditeste!