Por muito tempo a computação quântica era algo visto apenas nos filmes de ficção científica, ou até mesmo nas histórias em quadrinho. No entanto, cerca de três décadas atrás, engenheiros e desenvolvedores de softwares começaram a pensar no assunto de forma mais séria e intencional.
Hoje em dia, esse assunto já é visto com mais seriedade, com computadores quânticos já fazendo parte da realidade em que vivemos. Contudo, esses dispositivos ainda estão passando por fases de desenvolvimento. E, em um primeiro momento, não serão tão acessíveis.
No entanto, esse avanço tecnológico deixa muitas pessoas entusiasmadas com o caminho que a tecnologia pode tomar e quais setores podem se beneficiar dela. Pensando nisso, elaboramos este artigo.
Aqui, explicamos o que é essa tecnologia, falamos sobre algumas áreas em que ela pode ser aplicada e mais! Então, continue lendo este conteúdo para não restar mais nenhuma dúvida.
O que é computação quântica?
A computação quântica, de forma resumida, é a ciência que estuda o desenvolvimento de software e de algoritmos. Essa tecnologia foi desenvolvida usando os princípios da mecânica quântica. No entanto, quando está inserida em um computador, ela funciona seguindo as leis probabilísticas da física quântica.
Essa computação foi criada com o objetivo de revolucionar o modo como as informações são processadas. Os problemas também devem ser solucionados de forma mais rápida e eficiente.
Isso acontece porque os “bits” de um computador tradicional tornam-se inferiores à capacidade de superposição e emaranhamento encontrados nos computadores quânticos. Graças aos hardware e software especializados, essas máquinas quânticas conseguem se sobressair em relação aos computadores comuns.
No lugar dos bits comuns, quando falamos de computadores quânticos são usados os qubits. Eles são responsáveis por permitir que um alto número de informações sejam processadas simultaneamente.
Onde pode ser aplicada
Ninguém sabe ainda ao certo como será o futuro da computação quântica e o que exatamente será possível fazer com ela. No entanto, já sabemos que as áreas da ciência e tecnologia podem se beneficiar muito com essa inovação.
Por isso, separamos neste tópico algumas áreas em que a aplicação dessa tecnologia aparenta ser bastante promissora. Confira!
A segurança computacional pode ser elevada a níveis ainda não vistos. A tecnologia quântica escalável pode usar o algoritmo Shor. Esse algoritmo é capaz de quebrar com eficiência os padrões de criptografia atuais.
Por conta da arquitetura exclusiva da computação quântica, problemas podem ser solucionados de forma mais rápida e sem altos gastos de energia. Os algoritmos quânticos permitem que problemas antes sem solução, sejam resolvidos. Isso ajuda o progresso em mais três áreas, sendo elas:
- Melhorar as simulações e acelerar o progresso na pesquisa de medicamentos, para a medicina, além de poder ser usado com outros fins em outras áreas;
- Combinar o machine learning com a tecnologia quântica para serem modelos híbridos com o intuito de tornar a precisão da classificação e o desempenho geral do modelo ainda mais precisos;
- Problemas complexos de otimização poderão ser resolvidos de forma muito mais eficiente.
Computação quântica nos testes de software
Durante o mês de dezembro de 2024 a Auditeste promoveu uma live sobre o futuro dos testes de software com a implementação da computação quântica. O bate papo durou cerca de 1 hora e contou com especialistas da área!
E você pode acompanhar a gravação da live no link abaixo e ficar ainda mais por dentro deste importante assunto para o mundo da tecnologia, dos softwares, dos testes e da qualidade dos testes!
Não deixe de nos contar o que achou do vídeo.
Computação quântica no desenvolvimento de software
Com todo o potencial que a computação quântica tem, sua capacidade de processar grandes quantidades de dados em tempo recorde, entre outros diferenciais desta tecnologia, é impossível não pensar na sua aplicação para o desenvolvimento de software.
Atualmente não existem muitos dados sobre essa aplicação em específico. Mas, como mencionado anteriormente, a tecnologia ainda está em desenvolvimento e passando por melhorias.
O que podemos adiantar é: se você se interessa pela área de desenvolvimento de software, ou testes de software, não deixe de pesquisar e explorar o mundo dos computadores quânticos e suas aplicações.
Gostou desse conteúdo? No blog da Auditeste você encontra muito mais novidades e dicas do mercado tecnológico. Confira!