PT

Manus IA: quais são os diferenciais da nova IA chinesa?

Se o final de 2022 e o ano inteiro de 2023 foram marcados pelo lançamento da Inteligência Artificial (IA) da OpenAI, chamada de ChatGPT, o ano de 2025 já está entrando para a história com o lançamento de uma IA que promete ser ainda melhor que as já existentes no mercado. Estamos falando da Manus IA.

Essa tecnologia desenvolvida na China, tornou-se de conhecimento público em março deste ano e já tem dado o que falar. Com a promessa de muitas funcionalidades e uma forma de operar ainda nunca vista, os entusiastas de IA estão ansiosos para o futuro da Manus.

Neste artigo vamos falar tudo o que se sabe desta tecnologia até o momento, como ela funciona, o que a difere das demais IAs e mais. Então, se você quer ficar por dentro dessa novidade que está movimentando o mundo tecnológico, continue com a leitura deste conteúdo até o final.

O que é a Manus IA?

A Manus IA é uma inteligência artificial desenvolvida pela startup chinesa Butterfly Effect lançada oficialmente em 5 de março de 2025. Com a proposta dessa tecnologia funcionar de forma autônoma, como se fosse um ser humano executando as tarefas, o nome escolhido espera passar exatamente essa ideia.

Manus surgiu da expressão em latim “Mens et Manus”, que em tradução livre significa “mente e mãos”. Assim, os desenvolvedores esperam conseguir deixar claro que a ferramenta combina o raciocínio inteligente com a autonomia.

Falaremos mais sobre como a inteligência artificial chinesa funciona e se difere das demais existentes no mercado nos tópicos abaixo. Mas, já adiantamos que o que permite a autonomia da ferramenta é o fato dela ser composta por diversas IAs especializadas em tarefas específicas. 

Todas essas diferentes IAs são coordenadas por um agente principal. Com isso, conseguem operar, ou seja, executar diferentes tarefas, ao mesmo tempo. Isso, consequentemente, aumenta o desempenho da Manus, sem precisar da intervenção humana. 

Por funcionar com grande autonomia, os criadores da Manus IA acreditam que essa tecnologia pode ser considerada como um vislumbre da Inteligência Artificial Geral, também conhecida como AGI, sua sigla em inglês. 

De modo resumido, a AGI (Artificial General Intelligence) acredita que a IA vai avançar tanto que em algum momento ela irá se igualar aos seres humanos. Ou seja, serão capazes de aprender, entender e resolver qualquer tipo de problema.

Como funciona

Até o momento, a Manus IA só foi lançada em fase beta. E, apenas pessoas que receberam o convite podem utilizar a plataforma. Mesmo assim, já é possível notar que a IA chinesa aparenta ser muito mais evoluída que as já conhecidas no mercado.

Com apenas um prompt, ela é capaz de concluir toda a tarefa, desde as mais simples, até as mais complexas. Contando com análise de eventos, seleção de ferramentas, execução de comandos e interação, a Manus oferece uma execução e resposta mais assertivas.

Além disso, ao contrário de outras IAs, ela mostra em tempo real todas as pesquisas feitas para chegar no resultado apresentado. Toda execução e processo dessa tecnologia ocorre em um ambiente de sandbox Linux.

Com isso, a IA tem a possibilidade de manipular arquivos, instalar pacotes, rodar scripts, entre outros, sem que nada disso afete o sistema principal do dispositivo. 

Com a capacidade de autonomia já citada aqui, com apenas um comando humano, a Manus consegue compreender exatamente a forma que a tarefa deve ser executada. Sendo assim, quando a tarefa envolve pesquisa, a IA navega por sites, preenche formulários e coleta dados de HTML. Sempre mostrando em tempo real todos os locais que visitou e quais fontes foram utilizadas.

Em tarefas envolvendo dados, ela consegue montar painéis interativos. E, quando é usada para otimizar algum processo, além de gerenciar os processos, ela é capaz de orquestrar implantações em URLs públicas.

Quando a tarefa é finalizada, a IA gera uma lista com todos os arquivos gerados durante o processo, para que possa ser salva em PDF para futuros acessos e pesquisas. Também é possível fazer a conferência de linhas de códigos em ações que utilizam Python e outras linguagens de programação.

Também vale mencionar que a Manus funciona em nuvem. Por isso, o usuário pode até mesmo desligar o dispositivo sem perder o progresso feito pela IA.

Sistema de créditos

Pelo menos por enquanto, para utilizar a Manus IA, além do convite, é necessário ter “créditos”. No momento em que um usuário cria sua conta na Manus, ele é beneficiado com uma quantidade de créditos.

Também é possível conseguir créditos mensais, através do plano Starter, que dá 3.900 créditos por mês, e do plano Pro, que garante 19.900 créditos mensalmente. 

Cada tarefa tem um valor de crédito diferente. Quanto mais demorada e complexa for a tarefa solicitada, mais crédito será exigido do usuário. 

Manus IA, ChatGPT ou Gemini: qual a melhor?

Mas afinal, o que difere a Manus IA das demais IAs? Neste tópico mostramos uma pequena comparação entre a IA chinesa e as mais conhecidas atualmente no mercado, como o ChatGPT e o Gemini. Assim, conseguimos entender os pontos altos e baixos de todas elas.

Como mencionado anteriormente, a Manus tem grande autonomia e por isso não precisa de um passo a passo bem detalhado para executar as tarefas. Por outro lado, o ChatGPT é ótimo em responder perguntas, mas necessita de novos comandos a cada nova ação que deve tomar. E o Gemini tem ótima fluidez, mas ainda também exige novos prompts a cada ação.

A Manus faz pesquisas na web automaticamente, e ainda mostra cada site visitado. O Gemini também consegue acessar a web em busca de dados e informações, mas só faz isso se receber um comando para tal. Já o ChatGPT precisa de plugins para fazer isso.

Quando o assunto é dados, a Manus consegue processar um volume alto e ainda monta dashboards interativos. O GPT consegue interpretar resultados estatísticos e fazer sugestões de gráficos, mas não monta painéis. E o Gemini consegue lidar com dados de texto, imagem, áudio, mas também não consegue criar painéis.

Enquanto a Manus IA conta com um histórico bem detalhado e armazenado de todos os sites visitados, as outras IAs não oferecem essa funcionalidade. 

Uma tarefa na Manus pode levar até uma hora para ser concluída. Isso porque ela quer garantir precisão na entrega. No Gemini, dependendo da quantidade de dados, uma tarefa demora cerca de 5 a 10 minutos para ser finalizada. Já o ChatGPT preza mais pela velocidade, e, por isso, nem sempre suas respostas são precisas.
Essas são algumas das principais diferenças entre uma IA e outra. Já tinha conhecimento sobre essas três? O blog da Auditeste é constantemente atualizado com novidades, dicas e informações relevantes. Nos acompanhe e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados