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Prepare seu e-commerce para a Black Friday

Para o comércio é fundamental estar atento às datas sazonais. Afinal, as vendas tendem a aumentar muito nesses períodos. E isso não é diferente para o comércio digital. A Black Friday é uma das datas que mais movimenta o mercado. No entanto, é preciso preparar o e-commerce para a Black Friday.

As pessoas optam pelo comércio digital e online por conta da rapidez e conforto de realizar compras sem precisar sair de casa. Então, se o site não estiver preparado para um grande número de visitas simultâneamente, ele pode apresentar erros que resultam em clientes insatisfeitos e abandono de carrinho.

Existem algumas ações que todos os responsáveis por e-commerce devem tomar para evitar essa situação. Além disso, realizar testes de carga é crucial para garantir o bom funcionamento do site. 

Neste texto falamos dessas ações e mais sobre os testes necessários. Então, se você deseja vender bem nesta Black Friday, leia este conteúdo até o final e não perca nenhuma informação importante!

Passo a passo para preparar o e-commerce para a Black Friday

Apesar das dicas citadas neste conteúdo serem focadas para o e-commerce na Black Friday, a verdade é que elas devem ser praticadas durante todo o ano por todos aqueles que possuem um comércio online.

Ao executar as ações citadas abaixo, o desempenho do negócio melhora. Com isso, é possível  realizar mais vendas e ainda conquistar o cliente! Confira o que é necessário fazer para preparar o e-commerce para a Black Friday.

Marketing digital

Invista em campanhas de marketing digital que atice a curiosidade do público alvo em relação aos produtos que seu negócio oferece. Faça bom uso das  redes sociais, e-mail marketing e Google Ads, entre outros meios digitais.

Segmente bem seu público e faça anúncios que converse bem com cada tipo de perfil. Dessa forma, as chances de conversão em compras são muito mais altas! Além disso, anúncios e campanhas bem planejadas aumentam a visibilidade do negócio.

Promoções bem planejadas

Promoções sempre atrai clientes. No entanto, essas promoções precisam ser benéficas para os dois lados. Por isso, é essencial planejar bem o que será feito. O que mais chama a atenção do público é o frete grátis.

Mas, para oferecer isso, o comércio precisa garantir que irá receber lucro de algum lugar para poder arcar com as despesas e não ficar no prejuízo. Assim sendo, evite descontos aleatórios e foque em produtos estratégicos e monte combos que faça o cliente comprar mais.

Esses “produtos estratégicos” podem ser aqueles que estão em grande quantidade no estoque e demoram mais para sair. Combos podem ser feitos no esquema de “compre 2 e o terceiro sai mais barato”.

Organize o estoque

De nada adianta investir em campanhas e oferecer promoções atrativas se não tiver produtos no estoque, concorda? Isso só leva à frustração e ao abandono de carrinho. Por isso, é crucial que o estoque esteja cheio e organizado.

Fazer um comparativo com os anos anteriores é uma boa forma de identificar os produtos que possuem mais procura. Também é muito importante estar atento às tendências do mercado para poder oferecer novos produtos aos clientes.

Priorize o cliente com bom atendimento

É fundamental que o cliente se sinta assistido e especial. Para que isso seja possível, ofereça canais de comunicação efetivos. Como chat 24 horas, e-mail, WhatsApp, entre outros. E não deixe o cliente sem resposta por muito tempo, isso pode levá-lo a abandonar a compra e tentar em outro comércio.

Outra forma de fazer o cliente se sentir especial é através de promoções exclusivas. Além das promoções criadas para o público geral, é recomendado oferecer cupons de desconto para clientes fiéis, por exemplo.

Planeje bem a logística

Preparar o e-commerce para a Black Friday vai muito além do processo apenas de compra e venda. O pós também deve ser de qualidade e bem planejado.

O número de vendas durante esse período pode aumentar significativamente. Se a empresa não tiver preparado a logística para receber um alto número de pedidos, as entregas podem atrasar.

Problemas com a entrega ou o atraso na entrega dos produtos podem tornar a experiência do cliente frustrante. E isso pode impactar negativamente as vendas futuras.

A importância do teste de carga no e-commerce para a Black Friday

Além das dicas acima, que além de servirem para preparar o e-commerce para a Black Friday também podem ser usadas durante todo o ano, existe outro ponto fundamental para o bom funcionamento de um comércio online.

Todo e qualquer site ou aplicativo deve passar por diversos testes para comprovar a segurança, o bom funcionamento e se é responsivo ou não. O e-commerce, em específico, deve passar pelo teste de carga.

Somente com o teste de carga é possível saber a capacidade que o site tem de aguentar várias visitas simultâneas. Com isso também é possível identificar pontos vulneráveis e fracos na infraestrutura do site. E então, fazer todos os ajustes necessários antes do grande dia chegar. 

Todo o site deve ser testado, principalmente o processo de checkout, o funcionamento dos carrinhos de compra e a integração com métodos de pagamento. Qualquer problema, por menor que seja, nessas etapas pode levar ao abandono do carrinho.

Otimização do site

Outro ponto de atenção com o site em si que merece ser mencionado é a otimização do comércio digital. Como mencionado anteriormente, a rapidez é um dos fatores que levam as pessoas a comprarem online. 

Então, se um site demora para carregar ou apresenta problemas no carregamento, o cliente entende isso como um mau sinal.

Carregamento rápido e responsivo faz com que a taxa de retenção aumente, por isso, o recomendado é analisar a velocidade do site e trabalhar para que ela aumente. 

Sites não intuitivos também não são bem vistos. Invista em layouts claros e funcionais, de forma que as categorias de produtos estejam organizadas e sejam de fácil acesso. 

A Auditeste ajuda a preparar o seu e-commerce para a Black Friday

Com mais de 20 anos de atuação, a Auditeste conquistou com um know how único. Com um time de especialistas qualificados, conseguimos ajudar a preparar o seu e-commerce para a Black Friday oferecendo testes de carga e muitos outros fundamentais para o bom funcionamento do seu site.

Entre em contato, faça um orçamento e tenha a garantia de um site funcionando da melhor forma possível!

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