Dicas para programadores iniciantes

08

Com o avanço da Transformação Digital, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas, principalmente no que diz respeito a Tecnologia da Informação. Por isso, muitas das profissões do futuro exigem conhecimentos de linguagens de programação.

Então, se você tem vontade de fazer parte desse mercado que é uma forte tendência, veja as dicas a seguir e comece a construir sua carreira desde já!

 

  1. Conheça as áreas da programação

Dentro da programação, existem diversas áreas que você pode seguir, desde o desenvolvimento de novos softwares até a análise de dados. Por isso, antes de começar é muito importante conhecer as possibilidades e encontrar uma que realmente te faça brilhar os olhos.

Dessa forma, você poderá traçar uma estratégia específica e direcionar os estudos no caminho certo.

Para isso, nada melhor que usar o bom e velho Google. Dê uma olhada nas vagas abertas, com foco nas descrições disponibilizadas. Veja as tendências desse mercado e se possível, converse com profissionais que já atuam na área. E confira as outras publicações do blog, pois temos muitos materiais a respeito de carreiras na programação.

 

  1. Crie a sua estratégia

Depois de conhecer as áreas da programação e identificar qual te atrai, chegou a hora de traçar uma estratégica para te levar aonde você deseja chegar.

Comece listando tudo que você precisa aprender, desde linguagens de programação, habilidades técnicas e até mesmo comportamentais. Algumas áreas de atuação exigem o conhecimento do inglês, por isso é interessante começar a estudar o idioma.

Com a lista em mãos, você pode traçar o caminho que deverá percorrer para atingir seus objetivos. Faça um bom planejamento, detalhando tarefas e atribuindo um prazo para cada uma delas. No caso de metas mais ousadas, tente fazer divisões em tarefas menores e mais palpáveis, pois assim você terá maior controle no monitoramento da estratégia.

 

  1. Organize seus estudos e monitore sua evolução

Um dos pontos positivos dos estudos de programação é a grande variedade de cursos disponibilizados online, sendo que alguns são gratuitos.

A partir desse momento você começará a colocar a mão na massa, por isso, alguns cuidados são importantes. Tente manter a disciplina na frequência dos estudos, para caminhar de acordo com o planejamento estabelecido. Mas também tenha em mente que pausas são importantes no processo de aprendizado. Então mantenha o equilíbrio.

Dentre as plataformas de ensino online, as mais reconhecidas são a Udemy, Alura, Data Science Academy, Treina Web e DevMedia. Além dessas, você encontrará materiais escritos e vídeos na internet.

Os cursos gratuitos são excelentes para começar os estudos, pois te fornecem a base para começar a programar. Mas quando você sentir a necessidade de conteúdos mais aprofundados e específicos, talvez seja o momento de investir um pouco na sua carreira profissional.

Outra dica interessante é ficar atento aos eventos online. Principalmente depois da pandemia de Covid-19, muitos especialistas têm promovido eventos gratuitos muito interessantes para iniciantes. São desde minicursos até Webinars, que podem te ajudar a se aprofundar em determinado assunto ou entender melhor a situação do mercado atualmente.

 

  1. Aprenda com os erros

Como já dizia o ditado “errar é humano”. Então não se preocupe caso algo tenha saído um pouco do planejado.

Olhe para trás e reconheça o valor do caminho percorrido. Veja isso como uma motivação para continuar os seus estudos numa carreira tão promissora.

No mundo da programação, errar é mais comum do que você imagina. Portanto, até que você ganhe prática nas lógicas, tenha resiliência para não desistir.

Apesar de ninguém gostar de errar, uma coisa é fato: errando se aprende ainda mais.

 

  1. Saiba pesquisar e pedir ajuda

O universo da programação é muito amplo, por isso, além dos cursos online e materiais disponibilizados na internet, você também encontrará vários fóruns onde poderá trocar ideias com outras pessoas do ramo.

Essa é uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de experiências, então aproveite.

Além de procurar ajuda de outros profissionais do ramo, é muito importante que você saiba pesquisar e chegar em soluções para seus problemas, afinal depender sempre da ajuda dos outros é inviável.

Uma dicas dos especialistas quanto a isso é focar em criar uma base sólida no começo dos estudos, treinamento bastante as lógicas de programação. Com isso, muitos problemas serão evitados.

 

  1. Busque oportunidades para treinar seus conhecimentos

Depois de certo tempo dedicado aos estudos, você começara a sentir mais confiança na programação. Então chegou o momento de treinar seus conhecimentos de maneira mais profissional, com a ajuda de um mentor.

Para isso, você pode começar buscando oportunidades de aprendiz ou estagiário, que são vagas focadas em aprendizado. Dessa forma, você poderá colocar em prática tudo que aprendeu e aperfeiçoar os conhecimentos. É uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho e começar a trilhar sua carreira na programação.

 

  1. Mantenha-se atualizado

Assim como profissionais de outras áreas, você precisa se manter atualizado em relação as novas tecnologias, linguagens de programação e todo o mercado que envolve a profissão.

Portanto, tenha em seus planos novos cursos, trocas de experiências com outros profissionais e tudo que for possível para que você se torne um grande programador.

 

Concluímos por aqui nossas dicas para programadores iniciantes. Esperamos que tenha sido de grande ajuda e que se tornem grandes profissionais da programação.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e ficaremos felizes em poder ajudar!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>