A última sexta-feira (19), amanheceu com sinal um tanto alarmante para alguns usuários da Microsoft ao redor do mundo. Isso porque, dispositivos que usam o sistema Windows, da gigante tecnológica, apresentaram a temida “tela azul” ao serem iniciados. Isso ocorreu devido ao que ficou conhecido como apagão cibernético.
Em alguns locais o impacto não foi tão expressivo quanto em outros. Mas, é possível sim dizer que o apagão foi global. Alguns países, como Estados Unidos da América e Inglaterra, por exemplo, sofreram maiores consequências que outros.
Os mais diversos setores e serviços foram afetados. Como, por exemplo, voos ficaram atrasados ou foram cancelados, serviços bancários pararam de funcionar e até mesmo alguns serviços hospitalares foram afetados.
Para entender melhor o que aconteceu e saber como se proteger nessa situação, continue lendo este conteúdo até o final e fique por dentro do assunto!
O que causou o apagão cibernético?
Sempre que algo assim acontece, é comum as pessoas associarem imediatamente a algum ataque hacker. No entanto, não foi isso que aconteceu neste caso. A CrowdStrike, empresa norte-americana de cibersegurança, garantiu que a falha que causou o apagão cibernético não foi causada por interferência de criminosos.
Segunda a empresa de segurança cibernética, o pane que resultou em tela azul em milhões de dispositivos, foi causada por conta de uma falha no código de atualização da ferramenta Falcon. Essa ferramenta serve para detectar possíveis invasões hacker.
O que foi afetado com o apagão?
Cerca de 8,5 milhões de dispositivos ao redor de todo o mundo foram afetados pelo apagão cibernético. Segundo a Microsoft, isso não chega nem a 1% das máquinas que utilizam seu sistema operacional.
Seja como for, o número de afetados foi muito alto. Para ter ideia, a maioria das empresas que fazem parte da Fortune 500 utilizam softwares da CrowdStrike para detectar e bloquear ameaças causadas por hackers. Sendo a Microsoft uma das mais conhecidas e maiores empresas a fazer parte dessas duas listas.
Apesar de ter causado muitos problemas que afetaram milhares de pessoas, o apagão cibernético não atingiu dispositivos de uso doméstico. Isso porque o Falcon é oferecido única e exclusivamente para dispositivos corporativos.
Dentre os serviços afetados podemos destacar os mais de 4 mil voos cancelados e os cerca de 35 mil atrasados ao redor do mundo. A companhias aéreas americanas Delta, United e American Airlines, cancelaram mais de 1,4 mil voos.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, os documentos dos clientes da Azul precisaram ser conferidos manualmente. Em Brasília, voos da mesma companhia decolaram com atraso.
Na Austrália e no Reino Unido, estações de rádio e canais de televisão tiveram seus sinais interrompidos. Até mesmo os famosos telões da Times Square apresentarem a famosa tela azul de erro operacional da Microsoft.
Cibercriminosos estão usando o apagão cibernético para aplicar crimes
Apesar do apagão cibernético em si não ter afetado dispositivos domésticos, pessoas maliciosas e cibercriminosos têm utilizado o pane como gancho para atrair pessoas para cair em golpes.
O principal golpe aplicado por esses criminosos cibernéticos tem sido o phishing. E-mails com links maliciosos, prometendo solução para os problemas causados pelo apagão estão sendo enviados em todo o mundo. Quando a pessoa clica nesse link, ela tem seus dados roubados ou sequestrados.
É importante lembrar em nunca clicar em links suspeitos. Confie apenas em fontes oficiais.
Proteja seus sistema do apagão cibernético com a Auditeste
A preocupação com a segurança do negócio aumentou após o incidente do apagão cibernético? Saiba que a Auditeste pode ajudar a manter seu sistema funcionando com qualidade e sem ser afetado por falhas e interrupções.
Dentre os serviços oferecidos pela Auditeste, estão:
- Testes de Carga: o sistema é avaliado para que seja garantida a capacidade de lidar com altos volumes de tráfego, garantindo que ele permaneça funcional durante picos de acesso;
- Testes de Segurança: seus dados e sistemas são protegidos contra vulnerabilidades e ameaças externas;
- Testes de Desempenho:a eficiência e a velocidade do sistema são verificados para proporcionar a melhor experiência aos usuários.
Existem muitas outras soluções da Auditeste que podem ajudar seu negócio. Entre em contato, fale com nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!