Se você já está inserido no mundo de desenvolvimento de softwares, já deve estar cansado de saber da importância de realizar testes. Afinal, é só através dos resultados desses testes que todos os envolvidos conseguem ter certeza de que a ferramenta está funcionando como deveria e com segurança de qualidade.
Dito isso, os casos de teste são parte fundamental desse importante processo. Sendo uma prática dentro do planejamento dos testes. Também é essencial por servir como base para a validação dos sistemas.
É justamente sobre isso que falamos neste texto. Aqui, explicamos o que são casos de testes, sua importância, como funciona seu desenvolvimento e mais. Então, para acabar com suas dúvidas, continue com a leitura deste conteúdo até o final!
O que são casos de teste?
Os casos de teste são uma espécie de documento essencial para o planejamento dos testes a serem executados nos softwares.
Neles, é descrito exatamente o comportamento esperado do software em determinadas situações. Assim, é possível entender se as funcionalidades estão operando dentro do que foi pré estabelecido.
Nos casos de teste também são descritas todas as ações que precisam ser executadas para garantir o bom comportamento e respostas do software. E claro, também deve conter os resultados obtidos nos testes aplicados.
Importância dos casos de teste
A importância dos casos de teste é enorme. Como já ficou claro, é através desses casos que a equipe de teste sabe exatamente o que precisa ser feito. Com um caso bem elaborado, garantir a qualidade do software é muito mais fácil.
Com isso, também é possível identificar e reparar erros no software antes que este seja lançado no mercado. Consequentemente, os casos ajudam a reduzir gastos, tempo e esforço da empresa e das equipes desenvolvedoras e de teste.
Outro ponto importante é o fato de que tudo deve ser documentado nos casos. Com isso, as informações e indicadores obtidos durante esse processo ajudam na visualização mais ampla e completa da qualidade da ferramenta.
Desenvolvimento do casos de teste
Para desenvolver os casos de teste é necessário ter habilidades e conhecimentos técnicos sobre testes de software. E, para garantir que esses casos sejam eficazes, é preciso atualizá-los com frequência.
Existem alguns passos que podem ajudar no desenvolvimento. Como:
- Antes de desenvolver o caso de teste é necessário ter total entendimento dos requisitos do software. Ou seja, entender as funcionalidades, entradas esperadas, saídas desejadas, entre outros.
- Fazer a identificação de todos os cenários de teste que consigam cobrir as funcionalidades e fluxos de trabalho do software.
- É preciso também fazer a descrição detalhada dos passos que devem ser seguidos durante os testes.
- É fundamental executar os testes seguindo os passos detalhados nos casos. Após a execução do teste, é preciso fazer análise e relatório dos resultados.
Onde os casos de teste são benéficos
Os casos de teste são muito importantes para o desenvolvimento e para garantir a qualidade do software. Para deixar ainda mais claro a importância que essa prática tem, separamos alguns pontos em que os casos são benéficos para as empresas.
Como, por exemplo, na identificação de bugs e erros no software. Além de garantir que o software esteja funcionando de forma esperada, os casos também ajudam a revelar erros no sistema.
Fazendo a identificação precoce de bugs, a empresa garante maior qualidade e melhor experiência de usuário. Além de preservar a imagem da empresa.
Como os casos de teste são bem detalhados quanto aos passos que devem ser seguidos e os resultados esperados, o processo, de certa forma, torna-se otimizado. Além de que, os testes aplicados podem ser automatizados.
Assim como os casos de teste servem como base para o planejamento de testes, esse documento também é criado com base em outro. Sendo este o documento de especificação que ajuda a validar regras de negócio. É preciso criar casos de teste para analisar o caminho correto de cada regra de negócio. Com isso, fica mais fácil saber o que funciona ou não para as aplicações do software.
Os casos de teste também são ótimos documentos que ajudam os envolvidos nos testes e desenvolvimento de software a ficarem por dentro de todas as atualizações e mudanças feitas na ferramenta. Isso acontece porque é essencial que tudo seja documentado de forma detalhada.
Como ficou claro, os casos de teste possuem grande relevância para o desenvolvimento e para a qualidade do software. Com eles, todos os envolvidos no processo de desenvolver e testar um software conseguem identificar erros a serem resolvidos e pontos de melhoria de forma mais ágil e com menos custos.
A Auditeste é especialista em soluções de qualidade de software e oferece diversos serviços relacionados a testes de software. Entre em contato e saiba como nossa equipe de especialistas pode ajudar!