Ouve-se muito no mundo corporativo que hoje é necessário se destacar, pois o trivial não basta mais. É pedido que as empresas entreguem mais que somente um produto, e sim, que elas mudem e transformem o meio em que operam.
O ESG, métrica utilizada para sinalizar as posturas de uma empresa em relação a meio ambiente, sociedade e governança, pode te ajudar a mostrar os valores de sua empresa para potenciais investidores.
Como isso é possível? Abaixo falaremos sobre o significado de ESG, qual seu objetivo, importância e como essa métrica pode ser aplicada ao seu negócio!
O que é e o que significa ESG?
ESG é uma sigla para o termo inglês “environmental, social and governance” que em português significa “ambiental, social e governança”.
Trata-se de um conjunto de diretrizes inicialmente idealizadas pela ONU, para medir o engajamento das empresas em gerar valor para o meio ambiente, a sociedade, e governança que está sendo utilizada por investidores para medir o valor de um empreendimento.
Qual o objetivo?
O objetivo do ESG é sinalizar aos consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa com a qual se relacionam está preocupada com o meio ambiente, a sociedade e a governança que opera em sua própria empresa.
Sendo esses assuntos de extrema importância, a métrica garante que haja transparência quanto a ações sustentáveis executadas pela empresa e seu papel ativo e protagonista na transformação do seu próprio meio.
Por que é importante aplicar o ESG ao seu negócio?
Da mesma maneira que o mercado muda, a forma e os critérios de investimento, também passam por transformações.
Antes, olhar um balanço financeiro era o suficiente para que um investidor tomasse sua decisão para determinar que a empresa em análise era o que estava procurando para realizar seu investimento. Contudo, atualmente não funciona mais assim.
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a forma como as empresas lidam com esses temas, procurando consumir de forma consciente. Dito isso, também é uma preocupação dos investidores que as empresas nas quais investem estejam engajadas em temas como preservação ao meio ambiente, sustentabilidade, suporte a comunidade e uma gestão consciente e estruturada.
Por isso o ESG é tão importante. Ele é capaz de certificar que a empresa tem total clareza e papel ativo como empresa e como agente transformador para com o meio ambiente e a sociedade.
Quando um investidor se deparar com um ESG apresentado por sua empresa, você terá mais chances de conseguir esse aporte financeiro, então, esteja preparado.
Mas como de fato surgiu o ESG?
O termo foi citado pela primeira vez no ano de 2005 em uma reunião da ONU que tinha por objetivo a criação de diretrizes para agir ativamente em prol do meio ambiente, da sociedade e na gestão de ativos.
Essa reunião ocorreu entre 20 instituições financeiras e países distintos, com a participação do Brasil. Como conclusão, os participantes entenderam que o mercado deveria olhar para esses temas, pois empreender de forma sustentável, consciente e inovadora gerava um grande ganho para as empresas e a sociedade como um todo.
Como a métrica foi estruturada?
A métrica é composta por três pilares que correspondem justamente a cada uma das letras da sigla, sendo E (environmental, que equivale a ambiental), S (social, que equivale a social) e G (governance, que equivale a governança).
Tratando-se das questões ambientais, é observado:
- Aquecimento global
- Emissão de carbono
- Poluição do ar
- Poluição da água
- Biodiversidade
- Desmatamento
- Eficiência energética
- Gestão de resíduos
- Escassez de água
Contudo, sobre as questões sociais, é observado:
- Satisfação dos clientes
- Proteção de dados e privacidade
- Diversidade de equipe
- Engajamento de funcionários
- Relacionamento com a comunidade
- Respeito aos direitos humanos
- Respeito às leis trabalhistas
E quanto a gestão da empresa, é observado:
- Composição de conselho
- Estrutura do comitê de auditoria
- Conduta corporativa
- Remuneração dos executivos
- Relação com entidades do governo
- Relação com entidades políticas
- Canal de denúncias
Como eu posso aplicar em minha empresa?
Para responder essa pergunta, devemos primeiro entender qual o seu segmento e como pode atuar no ESG.
Vale analisar cuidadosamente como seu negócio impacta o meio. Supondo que seu ramo de atuação seja o agronegócio, haverão muitas possibilidades de atuar em medidas benéficas para o meio ambiente, contudo, o mesmo não podemos dizer do ramo de negócios digitais. Tendo o enfoque em negócios digitais, há uma grande oportunidade em transformar a sociedade.
Transforme o mundo e também transforme os seus negócios.