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É tudo bug? Entenda a diferença entre falha, defeito e erro

Atualmente, toda empresa, desde um pequeno negócio de família, até uma grande corporativa, conta com o auxílio de softwares para otimizar os processos da organização. Contudo, mesmo tornando o dia a dia mais ágil, os softwares podem apresentar alguns problemas ou impedimentos.

Esses problemas podem ser causados por falha, defeito ou erro. A maioria das pessoas acredita que esses termos se referem à mesma coisa, mas estão enganados! E é justamente sobre isso que iremos falar no post de hoje.

Então, se você quer entender o conceito desses termos, porquê eles acontecem e o que fazer para preveni-los, continue com a leitura até o final!

Conceitos básicos

Se você chegou nesse conteúdo, certamente se interessa pelo assunto de testes de software e tecnologia, ou até mesmo faz parte de um time de tester ou desenvolvedores. Sendo assim, é fundamental que você saiba a diferença entre falha, defeito e erro.

Conhecer esses conceitos ajuda na hora de identificar o problema, o que, consequentemente, ajuda a resolvê-lo de forma mais ágil e precisa. 

Confira nos tópicos abaixo a definição de cada um desses termos!

Falha

É considerado uma falha quando o software apresenta comportamento e respostas diferentes do esperado e especificado em seu desenvolvimento. Podemos dizer que a falha é um comportamento inconsistente.

Diversos erros podem ocasionar falhas, contudo, existem alguns erros que nunca irão causar falhas.

Defeito

O defeito é o que muitos chamam de “bug”. Ele é causado na fase de desenvolvimento do software quando alguém insere algum código errado no processo.

É cometido por um humano ao dar um comando errado tentando entender uma determinada informação, resolver um problema ou até mesmo ao usar uma ferramenta e método sem ter muito conhecimento sobre. 

Erro

O erro pode ser considerado o resultado do defeito. Em termos mais técnicos, falamos que o erro é a diferença entre o valor obtido e o valor esperado.

Sendo assim, o erro é quando executamos um programa e recebemos uma resposta equivocada ou inusitada.

Diferenciando

Para ficar mais claro as diferenças entre os três termos, reunimos aqui um resumo sobre cada um deles.

Os defeitos acontecem no “universo físico” e são causados pelas pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do software. Esses defeitos podem resultar em erros, que consequentemente resultam em falhas.

As falhas são os comportamentos inesperados que afetam diretamente a experiência do usuário final.

Por que os defeitos ocorrem?

Mesmo com a tecnologia avançada e sua significativa presença no desenvolvimento de software, o fator humano ainda é uma peça fundamental para a criação de ferramentas e programas. 

Cada projeto tem sua complexidade. Quanto mais complexo, mais pessoas estarão envolvidas. Isso, consequentemente, aumenta a chance de defeitos cometidos por humanos acontecer. Isso porque, os defeitos normalmente acontecem durante a troca de informação de cada etapa do desenvolvimento.

As causas mais comuns de defeitos ocorrerem são:

  • Especificação de requisitos feita de forma errada;
  • Analistas não entendem os requisitos;
  • Especificações funcionais e técnicas má elaboradas;
  • Codificação errônea;
  • Dados errados fornecidos;
  • Correções erradas de defeitos;
  • Inconsistência nos dados.

Tipos de defeito

Os defeitos podem ser classificados em:

  • Tratamento de erros: ocorre quando não se antecipa às falhas;
  • Cálculo: acontece quando os cálculos do desenvolvimento são feitos errados;
  • Dados: quando os dados são manipulados erroneamente;
  • Atualização: não atualizar os sistemas pode resultar em defeitos ao longo prazo;
  • Testes: a falta de teste de software pode tornar os defeitos mais graves.

Existem outros tipos de defeito, como controle do código fonte e hardware. Esses exemplos citados acima são os mais comuns de acontecerem. 

Por que a falhas ocorrem?

As falhas, por terem contato direto com o usuário final, podem causar muitos prejuízos para as empresas. Esses prejuízos podem ser financeiros e até mesmo relacionados com a imagem da empresa. Além de algumas falhas serem passíveis de multas contratuais.

Assim como nos defeitos, as falhas também resultam do fator humano. Algumas causas das falhas são:

  • A pressão por entregar dentro do prazo, o que faz com que detalhes passem despercebidos, comprometendo a qualidade do produto final;
  • Falha na comunicação entre a equipe;
  • Pessoas sem o conhecimento necessário para aquela função;
  • Requisitos de mudanças mal formulados.

Como prevenir a falha, defeito e erro

Só existe uma maneira eficaz de prevenir falha, defeito e erro. Essa maneira é através dos testes de softwares!

Os testes são indispensáveis, e devem ser feitos desde o primeiro passo do desenvolvimento, por mais que as pessoas costumam deixar para testar só quando o software já está finalizado.

É através do teste que é possível verificar se o produto está de acordo com as especificações determinadas e funcionando de acordo com o planejado durante o desenvolvimento.

Com os testes, é possível encontrar as falhas e defeitos antes do software ir para o mercado. Assim, é possível fazer a correção de forma ágil e sem causar muitos prejuízos financeiros para a empresa. 

Vale lembrar que existem diversos tipos de testes, cada um deles com suas especificações e características. A Auditeste conta com uma grande variedade de testes. Entre em contato e descubra qual é o melhor para a sua situação!

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