Como garantir segurança na nuvem? – Armazenamento de dados

Nos últimos anos, é cada vez mais recorrente ouvir histórias sobre ataques cibernéticos e vazamento de dados, sejam eles pessoais, de empresas ou de autoridades. Isso é preocupante, pois muitas vezes esses dados contém senhas, informações confidenciais de empresas, dados relacionados a questões financeiras, que devem ser mantidos em sigilo por uma questão de privacidade e segurança.

Por isso, para evitar problemas com a segurança dos seus dados na nuvem, preparamos esse post com dicas essenciais sobre como garantir a proteção dessas informações.

 

  • Conferir se o serviço de nuvem contratado é eficiente em relação a problemas de segurança

Quando for contratar um serviço de nuvem virtual, é muito importante analisar quais ferramentas de segurança que serão utilizadas. Pesquise sobre a eficiência da segurança do software em questão através de relatos de pessoas que já usaram esse serviço.

Além disso, é obrigatório que o fornecedor da nuvem avise seus clientes caso alguém tente invadir ou violar o sistema.

Mesmo assim, caso aconteça uma falha de segurança no provedor, é possível exigir uma indenização.

 

  • Fiscalizar constantemente se o provedor da nuvem realiza auditorias em relação a suas operações

O segundo passo é verificar frequentemente se a empresa prestadora do serviço de nuvem mantém seu sistema de operações e seus processos avaliados por auditores externos, afim de garantir a eficiência da segurança de dados.

Devem ser emitidos relatórios comunicando qual evento inesperado como uma tentativa de invasão ou outros problemas que podem aparecer.

Além disso, é preciso se atentar aos trabalhadores do fornecedor da nuvem que têm acesso aos seus dados. Para isso, também deve ser apresentado um relatório informando quais são esses funcionários.

 

  • Segurança das instalações físicas

Tão importante quanto garantir uma boa segurança virtual é garantir a segurança da infraestrutura física, seja da empresa provedora da nuvem ou do cliente.

Infelizmente danos físicos podem acontecer devido a invasores ou a desastres ambientais e, com isso, o sistema que armazena seus dados pode acabar sendo prejudicado, colocando em risco as suas informações.

Para evitar invasões é essencial ter um bom controle das pessoas autorizadas a entrar na empresa fornecedora da nuvem.

No caso do cliente, não deixar senhas ou informações importantes em um post it em cima da mesa de trabalho, por exemplo.

 

  • Criptografia de dados

A criptografia consiste em uma linguagem codificada para que apenas o emissor e o receptor consigam interpretá-la.

Ela é essencial quando se fala de segurança na nuvem, pois caso aconteça um evento indevido, como roubo ou perda de dados, a criptografia pode ajudá-lo a recuperar as informações.

 

  • Assegurar uma conexão de rede segura

Na tentativa de evitar ataques cibernéticos, a fornecedora da nuvem deve garantir uma conexão de rede segura rastreando possíveis invasores através de dispositivos ou softwares.

Além disso, caso haja alguma falha, o cliente precisa ser comunicado sobre qualquer tentativa de invasão ou roubo de dados e providências precisam ser tomadas.

 

  • Analisar as informações presentes no contrato

Primeiramente, na hora em que for contratar a empresa da nuvem, é de extrema importância que as informações e cláusulas contratuais estejam claras, sem nenhuma ambiguidade, e que nenhuma medida necessária para garantir a segurança do cliente esteja ausente.

Além disso, as medidas de proteção dos seus dados devem ser eficazes e devem estar bem definidas, garantindo a sua segurança.

 

  • Pesquisar informações sobre a empresa contratada

Um jeito eficiente de verificar a qualidade do serviço prestado pela fornecedora da nuvem antes de contratá-la é pesquisando informações e avaliações de outros clientes sobre a empresa.

Se a maioria dos comentários a respeito da fornecedora da nuvem forem relatos sobre a falta de segurança de dados, claramente é melhor procurar outra empresa mais bem avaliada nesse ramo.

Caso sejam só elogios e pequenos problemas que a empresa foi capaz de resolver, contratar esse serviço pode ser uma boa opção.

 

  • Segurança na hora de encerrar a contratação do serviço

Tão importante quanto a estadia na nuvem é o processo de sair dela. Para que isso aconteça de forma segura, é necessário garantir que a partir do momento de encerramento, seus dados sejam apagados do sistema da empresa.

No entanto, esse processo deve ser feito de forma gradual para que o cliente tenha tempo de transferir seus dados de maneira eficiente.

Além disso, a empresa deve garantir processos de backup por um período limitado até que o encerramento seja completamente concluído.

 

Apesar de os problemas com segurança na cloud serem cada vez mais recorrentes, essas oito dicas vão contribuir para a contratação de um bom serviço de nuvem.

A tecnologia tem seus riscos, mas é inevitável. Entretanto, usando com responsabilidade e consciência, os riscos são bem menores!

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>