Home office quebrou a barreira do local de trabalho

A pandemia de Covid-19 promoveu mudanças em diversos aspectos, e uma delas diz respeito ao local de trabalho. As rotinas em escritórios foram substituídas por jornadas de trabalho mais flexíveis, em casa.

O que antes era quase inimaginável agora se tornou a realidade. O home office foi capaz de quebrar não só a barreira do local de trabalho, mas também do dress code, das rotinas maçantes e de toda burocracia.

Esse novo regime de trabalho tem mostrado ótimos resultados, e ao contrário do que muitas empresas acreditavam, funciona bem para a maioria das pessoas.

Quer ficar por dentro dessa tendência e entender como essa mudança está transformando o mercado de trabalho?

Então continue lendo esse artigo!

 

Pandemia de Covid-19 forçou uma nova rotina de trabalho

O trabalho remoto, conhecido popularmente como home office, ganhou força devido ao isolamento social na pandemia de Covid-19. Sem poder sair de casa, a única alternativa para manter os negócios funcionando foi esse novo regime.

De início, foi complicado, assim como a maioria das coisas que fazemos pela primeira vez. Em uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), na qual 139 empresas foram entrevistadas, 67% dos respondentes relataram uma certa dificuldade em implantar trabalho remoto.

Muito disso se deve a pouca familiaridade com as ferramentas de comunicação e a dificuldade no acesso aos ambientes virtuais. E o fato de poucas empresas oferecem suporte nesse momento também contribuiu para tornar a rotina mais desafiadora.

Apesar de todas as adversidades, em pouco tempo, grande parte dos trabalhadores já estava adaptada, com a produtividade retomada e houve até mesmo registros de desempenho acima do esperado. Por isso, essa nova forma de trabalho se tornou uma tendência para o futuro.

Dependência tecnológica: como a pandemia agravou esse quadro;

 

Home office como tendência para o futuro

Na verdade essa tendência não é de agora. Companhias mais abertas e flexíveis já pensavam nessa hipótese há algum tempo. E agora com o sucesso do novo regime de trabalho, muitos gestores pensam em adotar o home office pelo menos 1 vez por semana.

Um dos pontos que acelerou essa transição de modelos de trabalho e tornou o home office ainda mais interessante é a possibilidade de manter contatos e negócios ao redor do mundo.

Pensando no futuro, ainda existem alguns desafios do trabalho remoto que precisam ser superados, como o gerenciamento de times a distância e a menor interação social. Para isso, algumas empresas já começaram a promover treinamentos e confraternizações online, e os resultados parecem promissores.

 

Como as empresas estão colaborando para essa nova forma de trabalho

A fim de contribuir com esse novo regime de trabalho, muitas companhias estão oferecendo equipamentos, para melhorar a ergonomia, além de outros tipos de auxílio, para gastos com uma internet de melhor qualidade, por exemplo.

Para ilustrar a situação, basta conferir o LinkedIn e ver o grande número de profissionais compartilhando experiências positivas sobre as empresas que disponibilizaram cadeira, mesa, notebook e outros utensílios de escritório para contribuir com o home office.

Trabalhar em ambiente confortável, evitando o estresse de uma internet que oscila demais e sem gastar horas com deslocamento, realmente é muito vantajoso para o profissional.

Mas e para as empresas? Não há do que reclamar.

Dentre os benefícios, pode-se destacar a economia com insumos para o escritório, melhora do engajamento e a possibilidade de contratar profissionais de qualquer lugar do mundo.

Dicas para programadores iniciantes;

 

Dicas para o home office

Para concluir, trouxemos aqui algumas dicas para que você mesmo faça do seu home office ainda mais confortável e produtivo.

 

  1. Invista em uma boa operadora de internet

É muito desagradável quando a reunião fica toda picada por causa da oscilação da internet, não é mesmo? Fora que compromete o rendimento de outras atividades.

Por isso, a primeira dica é essa: investir em uma boa operadora, assim você terá velocidade e estabilidade para trabalhar.

 

  1. Use ferramentas de planejamento e organização

Para manter uma boa produtividade, não tem como fugir. É preciso ter alguma metodologia que te ajude no planejamento e organização do dia a dia.

Felizmente, existem diversas opções à disposição, como por exemplo o to do list, agenda ou planner. Para quem tem maior afinidade com a tecnologia, os aplicativos também podem ser de grande ajuda.

Você pode escolher o que melhor se encaixa com sua rotina, o mais importante é manter os compromissos e entregas organizados.

Uma dica valiosa aqui é deixar alguns espaços livres no seu planejamento, assim você consegue lidar com imprevistos sem pânico.

 

  1. Crie uma rotina saudável

O dia a dia no home office com certeza é bem diferente da rotina no escritório. Justamente por ser algo que ainda não estamos habituados, é primordial que uma rotina saudável seja criada desde o início.

Sendo assim, determine horários para dormir, acordar e se alimentar. Além disso, faça pausa de tempos em tempos e estabeleça uma hora para começar e acabar o trabalho.

Aproveitar o tempo livre para fazer exercícios, se dedicar ao lazer e descansar também fazem toda diferença para ter um dia a dia saudável.

 

  1. Monte um escritório ergonômico

A ergonomia é fundamental para que as horas de trabalho não sobrecarreguem o profissional. Então, caso a sua empresa não tenha disponibilizado os equipamentos necessários, vale a pena fazer um esforço para montar um escritório ergonômico na sua casa.

Nesse momento, priorize uma cadeira confortável, com bom encosto, apoio para braços e regulagem de altura. Verifique se a altura da tela do notebook está no mesmo nível dos seus olhos e escolha uma mesa na qual será confortável digitar ou escrever.

 

  1. Distancie-se das distrações

Por fim, tente evitar distrações. Caso seja possível, trabalhe em um cômodo isolado, distante de aparelhos eletrônicos e dos outros residentes.

Na mesa de trabalho, mantenha apenas o que for necessário para trabalhar. E deixe para checar o celular durantes as pausas.

 

Finalizamos por aqui nosso artigo sobre o home office, esse novo regime de trabalho que já é uma tendência para o futuro.

Até o próximo!

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>