PT

IA no mercado financeiro: riscos e oportunidades

Nos últimos dois anos presenciamos um alto crescimento de empresas implementando a Inteligência Artificial (IA) em seus processos. Ou até mesmo desenvolvendo suas próprias IAs. Soluções baseadas em IA estão sendo usadas em todos os setores possíveis; E, ao que tudo indica, isso não vai mudar tão cedo.

A IA no mercado financeiro também já está sendo usada, e tem ganhado mais força e adeptos nos últimos tempos. É possível enxergar isso com mais clareza através da 27ª edição da Global CEO Survey.

Essa pesquisa, elaborada pela PwC, foi feita com cerca de 4,7 mil CEOs em mais de 100 países, incluindo o Brasil. Com ela, fica claro que os executivos deste setor estão atentos para a necessidade da implantação da tecnologia em seus processos.

Quando olhamos para o cenário brasileiro, cerca de 74% dos respondentes do Brasil na pesquisa, acreditam que a IA no mercado financeiro irá melhorar a qualidade dos serviços e dos produtos do setor.

A IA possui grande potencial acelerador que pode aprimorar diversas operações dentro do setor. E o assunto do artigo de hoje é exatamente esse! Então, continue com a leitura deste conteúdo até o final e saiba quais são as oportunidades e os possíveis riscos dessa tecnologia nas finanças. 

Oportunidades da IA no mercado financeiro

Assim como em outros setores, de maneira geral, a IA no mercado financeiro ajuda na automação de tarefas e operações repetitivas, que antes precisavam ser feitas de forma manual, o que requer muito tempo e mão de obra.

Sendo assim, a Inteligência Artificial também ajuda na redução de custos e aumenta a produtividade das pessoas. Visto que assim, os colaboradores de um negócio podem focar seus esforços em atividades que realmente precisam da inteligência humana.

Além desses pontos, e do fato de que eles contribuem para maior fidelização de clientes, a IA também gera oportunidade nas seguintes situações do mundo das finanças:

  • Consegue detectar atividades fraudulentas de maneira mais eficaz e ágil;
  • Capaz de criar algoritmos de negociação muito mais avançados e que conseguem se adaptar, em tempo real, às necessidades do mercado;
  • O atendimento ao cliente é feito 24 horas por dia, todos os dias, através de chatbots;
  • É possível fazer com que os chatbots passem conselhos de investimento personalizados para cada cliente, através de dados do histórico financeiro;
  • A análise de crédito também pode ser feita com a IA. Através de algoritmos avançados que analisam dados do histórico financeiro, informações pessoais e comportamentais;
  • Usando reconhecimento facial, análise de voz e outras formas de biometria com base em IA, é possível garantir a autenticidade da identidade do cliente.

Riscos da IA no mercado financeiro

O mercado financeiro pode vir a enfrentar alguns riscos ao utilizar IA em suas operações. Principalmente no que se diz respeito à proteção de dados e ataques cibernéticos. Por isso, contar com uma boa segurança cibernética é essencial para esses negócios.

O setor também precisa criar leis e normas que garantam a privacidade dos clientes. O mercado financeiro terá que saber encarar alguns desafios com a implementação da Inteligência Artificial. Como, por exemplo, a regulamentação para proteger os dados.

Isso porque, os dados são a principal fonte de conhecimento das IAs. No entanto, esses dados são delicados e pessoais. Por isso, se eles forem usados de forma inadequada, pode gerar muita dor de cabeça para todos os envolvidos.

Durante a mesma pesquisa mencionada na introdução deste conteúdo, cerca de 43% dos CEOs do mercado financeiro brasileiro esboçaram preocupação com os riscos cibernéticos.

Benefícios da IA no mercado financeiro

Dentre os diversos benefícios que a IA no mercado financeiro oferece, com certeza a agilidade é um dos que mais se destacam. Como mencionado anteriormente, a IA possibilita atendimento ao cliente 24 horas por dia, todos os dias da semana. Isso gera agilidade no processo de atendimento e ainda melhora a experiência do cliente.

A inteligência artificial tem grande capacidade de analisar um alto número de dados de maneira rápida e eficiente. Isso pode contribuir muito para tomadas de decisão mais precisas. Visto que os dados analisados podem gerar tendências e insights valiosos para o mercado financeiro.

Com a automação de tarefas operacionais repetitivas, o setor pode testemunhar maior eficiência nesses processos acompanhada da redução de erros. 

Ao que tudo indica, as empresas que souberem implementar e usufruir da IA no mercado financeiro irão se beneficiar muito. Além de terem vantagem significativa em comparação com os concorrentes.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais no blog da Auditeste e fique por dentro de tudo sobre testes de software e demais curiosidades do mundo tecnológico!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados