PT

Mapeamento de riscos em software: entenda o papel do QA

Toda empresa desenvolvedora de software trabalha visando produtos de alta qualidade, que atenda às expectativas dos usuários e funcione sem falhas. No entanto, essa tarefa não é tão fácil quanto parece. Para garantir isso, é fundamental contar com algumas estratégias, como o mapeamento de riscos alinhado com o QA.

Esse processo pode ser um desafio e tanto, principalmente para organizações que não estão preparadas. A única forma de fazer com que isso dê certo, é através de uma abordagem proativa e integrada.

É nesse contexto que a atuação de um time de Quality Assurance (QA) se torna não apenas relevante, mas fundamental. Continue lendo este conteúdo para não ficar com nenhuma dúvida.

Importância do QA e mapeamento de riscos na concepção de projetos

A inclusão do time de QA desde as fases iniciais de um projeto, como a concepção e o planejamento, é um diferencial estratégico. Infelizmente algumas empresas ainda não entendem isso, e enxergam o QA como algo que deve ser implementado apenas no final do projeto. 

No entanto, acionar o QA apenas no final de um projeto pode resultar em retrabalho, atrasos e custos elevados. Em contrapartida, integrar esse processo desde o início oferece algumas vantagens. 

Como, por exemplo, identificar possíveis pontos de falha e vulnerabilidades de forma precoce. Isso é possível através da análise de requisitos, da arquitetura e do design do sistema. Assim, medidas preventivas podem ser tomadas, reduzindo as chances de problemas futuros. 

Um bom time de QA também fortalece a qualidade final do produto. Testes e verificações são pensados e incorporados desde o design, assegurando que cada componente seja construído com a qualidade em mente.

A comunicação entre a equipe de desenvolvedores e QA acelera o processo de desenvolvimento de forma sustentável. Essa comunicação contínua mitiga os erros e acelera a entrega do produto final.

Cultura de testes é pilar para o sucesso

Quando uma empresa conta com uma cultura de testes enraizada em seu DNA, a responsabilidade de qualidade passa a ser um esforço coletivo. Além do time específico de Quality Assurance, é preciso que toda a empresa se inspire em buscar sempre o melhor resultado. 

Quando uma organização consegue fazer com que os colaboradores aceitem essa cultura, ela tem grandes chances de alcançar o sucesso. E, para que isso seja possível, é preciso contar com alguns pontos, como:

  • Adotar a prática de testes contínuos. Testes automatizados em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento de um software garantem que a qualidade não caia durante o processo;
  • Incentivar a cultura de feedback auxilia em uma comunicação mais rápida e eficiente. Isso também facilita a correção de problemas;

Uma equipe conscientizada quanto às melhores práticas de teste e qualidade ajudam a elevar o nível das entregas.

Mapeamento de riscos e a produtividade

O mapeamento de risco é uma ferramenta essencial para a gestão proativa da qualidade em projetos de software. Esse processo envolve identificação, análise, avaliação e priorização de riscos que podem impactar a qualidade do produto final.

Quando o mapeamento é realizado em conjunto com o QA, algumas tarefas do Quality Assurance são otimizadas e realizadas de maneira mais eficiente. 

Como, por exemplo, a equipe de QA consegue identificar possíveis fontes de risco, como requisitos ambíguos, falhas de integração ou problemas de desempenho. Também torna-se possível ter uma probabilidade de ocorrência de cada risco e o impacto de cada um deles no projeto. 

Com base na probabilidade da ocorrência dos riscos, toda a equipe pode se programar para desenvolver planos de contingência e estratégias de mitigação para os riscos mais críticos. Para isso, é possível contar com a criação de casos de teste específicos, realização de testes de segurança ou a implementação de planos de recuperação.

Na Auditeste, a qualidade é do início ao fim

Investir em um time de QA desde a concepção do projeto, fomentar uma cultura de testes e qualidade, e realizar um mapeamento de risco eficaz são estratégias que garantem a entrega de produtos de software robustos, confiáveis e que realmente atendam às necessidades dos usuários.

Na Auditeste entendemos a importância vital de uma abordagem abrangente para a qualidade do software. Nosso posicionamento é claro: a qualidade não é algo que deve ser pensado apenas na etapa final do projeto, mas sim desde a primeira fase de desenvolvimento.
Acreditamos que a presença do time de QA desde o início, aliada a uma cultura de testes robusta e ao mapeamento de risco contínuo, são os pilares para o sucesso de qualquer empreendimento tecnológico.

Nossa expertise e metodologia garantem que seus projetos sejam construídos com a máxima qualidade, minimizando riscos e maximizando o valor entregue. Agende uma conversa e veja como podemos ajudar!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados