Motivos para estudar React

O setor de desenvolvimento de sistemas, bibliotecas e aplicativos está constantemente lançando novidades no mercado. Dentre elas estão soluções especificamente criadas para atender problemas recorrentes de grandes empresas, como o React.

Concebido em 2011 por desenvolvedores do Facebook, o React desde então tem sido usado na interface da rede social. Para entender melhor como funciona e os motivos pelos quais você deve estudar o React, continue lendo essa matéria.

 

O que é React?

De acordo com seu criador, Jordan Walke, o React ou ReactJS é uma biblioteca JavaScript de código aberto e seu principal uso é na interface com usuários em páginas web.

É importante esclarecer que o React não é um framework, o que torna seu uso muito mais simples. Basicamente, é uma coleção de funcionalidades que auxiliam na criação de interfaces reaproveitáveis, flexíveis e eficientes.

No caso específico do Facebook, o uso do React tem sido aplicado na página de notícias da rede social com excelentes resultados.

Desde sua criação, muitas especulações foram levantadas a respeito do React. Principalmente os desenvolvedores mais novos têm dúvidas a relacionadas as vantagens da biblioteca. Por isso, criamos aqui uma lista de motivos para estudar React.

 

Alta procura no mercado de trabalho

No universo dos desenvolvedores front-end, o JavaScript é a linguagem de programação que mais cresceu nos últimos anos, e por esta razão é a mais usada.

Além disso, quem tem domínio da linguagem Java tem acesso a outras ferramentas importantes na área, como o NodeJS, Angular, VueJS. E não para por aí, pois até mesmo desenvolvedores back-end aplicam a linguagem Java na criação de APIs.

Tudo isso faz da linguagem Java uma das mais requisitas no mercado de trabalho. É um conhecimento que faz do profissional que o domina mais completo e robusto, ou seja, preparado para lidar com diversos desafios.

Fabrica de Testes: O que é e como funciona;

 

Facilidade de uso e aprendizado

De acordo com o Engenheiro de Software, William Oliveira, uma das maiores motivações para aprender React é a facilidade de uso e aprendizado. Até mesmo quem tem conhecimento básico na linguagem JavaScript pode se desenvolver em pouco tempo.

Isso se deve ao fato de que a biblioteca foi criada com uma pequena interface de desenvolvimento, priorizando soluções ágeis.

Outro ponto que contribui no processo de aprendizado é o fato de que quase sempre existe algo feito por outro desenvolvedor que soluciona o problema, ou ao menos chega muito perto. Com isso, facilita-se o entendimento e agiliza-se a aplicação de soluções do React.

 

É muito usada por grandes empresas

Devido a sua elevada eficiência e aos resultados positivos obtidos, além do Facebook, outras grandes companhias como Instagram, Airbnb, American Express, Netflix, eBay e WhatsApp usam React em suas plataformas. Então para quem almeja trabalhar em empresas como essas, estudar React pode ser um ótimo diferencial.

Entretanto, a biblioteca não fica restrita apenas a empresas de nível global. Empreendedores de pequenos e médios negócios têm apostado no React à medida que percebem os bons resultados conquistados e a importância de entregar experiências cada vez melhores aos seus usuários.

 

Alta produtividade

Além de contar com muitas soluções prontas ou que necessitam apenas de um toque final, o que já contribui bastante com o aumento da produtividade, o React foi totalmente concebido com foco na resolução de problemas.

Isso significa que com o React o desenvolvedor vai direto ao ponto, resolvendo pontualmente o problema do cliente. É uma biblioteca performática, focada em alto desempenho e agilidade.

Pentest: O que é e como funciona;

 

Possibilidade de desenvolvimento mobile com o React Native

Quem já trabalha ou tem interesse no desenvolvimento mobile também pode se beneficiar muito. Com um pouco mais de dedicação, é possível aprender sobre o React Native e assim atuar no desenvolvimento de aplicativos para celular e tablet.

Com a mesma lógica de criar uma interface interessante com o usuário, a versão Native já está sendo usada por grandes marcas, como o Walmart e a UberEats.

O React fornece um amplo conjunto de soluções no que diz respeito ao desenvolvimento da interface com o usuário. E tudo isso de maneira simples e enxuta, o que o levou a ser umas das mais prestigiadas biblioteca Java Script no mercado.

Antes de sua implementação, o Facebook tinha dificuldades com a sincronização de diversas atividades simultâneas no feed de notícias. Gerenciar chat, status, contatos e outros recursos era um processo complexo. Agora, com o React esse problema foi resolvido, entregando ao usuário uma experiência mais satisfatória.

Além da contribuição na produtividade, da importância desse conhecimento para o mercado de trabalho e da notável aplicação em diversos segmentos, o React têm atraído profissionais por ser versátil, atual e global.

E a verdade é que além de todos esses motivos que apresentamos, existe outra grande razão apontada pelos desenvolvedores para aprender React: gosto. Isso mesmo, uma vez que você descobre todo potencial por trás do React, o interesse em estudar e ir além cresce cada vez mais.

 

Agora que você conheceu os motivos para estudar React, o que te falta para começar? Comente aqui embaixo!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>