Imagina a frustração que um cliente sente ao tentar usar um software e ele apresentar diversas falhas e bugs como não funcionar direito ou sempre travar. Esses bugs tem relação direta com a qualidade do software!
Além disso, eles podiam ser evitados com testes de software executados durante a fase de desenvolvimento da ferramenta. Também existem formas de melhorar a qualidade do software.
Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre a qualidade, tanto do ponto de vista do usuário final, quanto do desenvolvedor, além de dar dicas de profissionais capacitados para garantir a melhor qualidade possível.
Então, continue com a leitura até o final e saiba como fazer o melhor software!
Qualidade de software: o que é?
Para entender o que de fato é a qualidade de software e o que deve ser feito para atingir a marca ideal, existem duas organizações internacionais, reconhecida no setor de software, que se uniram para criar normas a serem seguidas.
Essas organizações são a International Organization Standardization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC). Segundo elas, qualidade de software é a “totalidade de características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”.
As necessidades explícitas estão mais ligadas aos desenvolvedores do software. Elas são definidas no logo na proposta do produto. Assim, as condições em que o produto deve ser utilizado e dizer seus objetivos, funções e desempenho são definidas.
Normalmente, apenas as pessoas que trabalharam em seu desenvolvimento têm total percepção desses requisitos.
Já as necessidades implícitas têm relação com o usuário final. Elas não estão escritas no documento do desenvolvimento do software, mas são extremamente essenciais para o usuário.
Essas necessidades não são declaradas em documento por serem óbvias, no entanto, devem ser levadas em consideração por conta da gravidade de suas consequências.
Como melhorar a qualidade do software
Para garantir, e até mesmo melhorar, a qualidade do software, são recomendadas uma série de ações e práticas a serem seguidas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário final e da ferramenta funcionar da forma que os desenvolvedores esperavam.
Nos tópicos abaixo iremos detalhar melhor como essas melhorias impactam todos os envolvidos, do ponto de vista de cada um deles. Agora, vamos dar uma geral do que pode ser feito.
Para começar, o fundamental é identificar os possíveis erros, falhas e brechas no software o quanto antes. Quanto mais cedo esses bugs forem identificados, maiores são as chances da correção ser totalmente eficaz. Além, é claro, do custo para o reparo ser bem mais em conta.
Mas, como que esses bugs podem ser identificados? Isso acontece através das revisões de software e dos testes! Por isso, mais uma vez reforçamos a importância de realizar testes desde a primeira etapa do desenvolvimento.
São diversos os tipos de testes que podem ser aplicados para melhorar a qualidade do software, falaremos mais sobre isso no final deste conteúdo!
Visão do usuário
Como já citado brevemente neste conteúdo, às necessidades do cliente devem ser levadas em consideração para obter um software com boa qualidade. Afinal, ele será o usuário final e, dependendo da experiência que tiver com o produto, pode beneficiar ou prejudicar a empresa desenvolvedora.
O que o cliente espera é que o software cumpra com o que foi prometido, principalmente com as funções mais básicas. Para saber como a ferramenta se comporta, é recomendado fazer um teste de caixa preta.
É importante lembrar que o cliente tem poder e que o mercado está cada vez mais competitivo. Portanto, é fundamental garantir uma boa experiência para os clientes.
Visão do desenvolvedor
Na visão do desenvolvedor, uma boa qualidade do software tem relação com a estrutura da construção do mesmo.
O que um desenvolvedor espera de um bom software é que ele seja de fácil manutenção, aceite novas atualizações e funções sem apresentar defeitos e consiga lidar com grandes quantidades diferentes de usuários e dados ao mesmo tempo.
Essas respostas positivas de um software são essenciais para que ele não apresenta bugs que possam impactar negativamente na imagem do produto e da empresa.
Qualidade do software é com a Auditeste
Como mencionamos anteriormente neste conteúdo, são diversos os tipos de teste que podem ser aplicados para garantir a qualidade do software.
Para saber qual deve ser usado no seu negócio, é recomendado contar com ajuda de especialistas, como os profissionais que compõem o time da Auditeste.
Aqui, além de contar com ótimos profissionais, também oferecemos vários tipos de testes. Também ajudamos a identificar qual é o teste ideal para o seu negócio! Entre em contato e saiba mais.