Nos dias atuais, em que a tecnologia presente em praticamente todos os aspectos e momentos de nossa vida, é comum vermos uma quantidade grande de novos softwares, programas e ferramentas surgindo com os mais variados propósitos.
Antes desses serviços chegarem até às mãos dos clientes finais, eles passam por uma série de testes para garantir seu bom funcionamento e qualidade. Existem muitos tipos diferentes de testes e, inclusive, profissionais específicos para cada um deles. É o caso do quality assurance (QA).
Algumas pessoas ainda confundem o testador de softwares com o profissional de quality assurance. Mas, a verdade é que existem diferenças entre eles, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje, com foco maior no QA.
Então, se você ainda tem dúvidas quanto a esse assunto e quer entender melhor, continue lendo até o final para não perder nada!
O que é Quality Assurance (QA)?
Quality Assurance, ou garantia de qualidade como também pode ser chamado em português, é fundamental para que empresas atinjam seus objetivos estratégicos. De modo resumido, o QA é uma série de ações que as organizações seguem para entregar o melhor serviço para seus consumidores finais.
Por isso, o QA tem um impacto importantíssimo na reputação da empresa e sua credibilidade com o público, assim como na satisfação dos clientes e até mesmo nas oportunidades de negócios.
Quando um software conta com os métodos de QA durante sua fase de desenvolvimento, é garantido a melhor qualidade. Isso, consequentemente, aumenta a confiança dos clientes naquela marca, o que leva mais credibilidade para o negócio.
É recomendado que todas as etapas do desenvolvimento do software sejam documentadas, desde o planejamento, passando pela determinação de tarefas e responsabilidades, chegando até mesmo aos mecanismos de fiscalização. Dessa forma, a qualidade é elevada ao seu máximo.
Entenda a importância do QA
Além de garantir a melhor qualidade no produto final, o quality assurance também é importante para evitar desperdícios e custos extras. Isso acontece porque o QA ajuda a identificar atividades que a empresa vem fazendo que não geram nenhum valor para o negócio, apenas gastos e perda de tempo.
As ações que fazem parte do quality assurance também auxiliam no aumento de produtividade da organização, de forma mais otimizada. Isso evita custos com retrabalhos e possibilita que o foco dos colaboradores seja total em atingir os objetivos do negócio.
Sendo assim, de forma resumida, podemos dizer que o QA é importante pois reduz custos operacionais e retrabalhos, ajuda a identificar problemas antes do lançamento, otimiza a rotina, garante melhor qualidade e ajuda na satisfação do cliente.
Benefícios do quality assurance
Falamos várias vezes neste conteúdo que o QA garante a qualidade do software. Mas, os benefícios que essa prática oferece vão muito além disso. Inclusive, a empresa que aplica o QA é muito beneficiada também!
O quality assurance é uma ótima maneira de melhorar a gestão dos recursos de uma empresa. Com ele, é possível rever os hábitos da empresa, identificar o que ainda funciona e o que precisa ser melhorado.
Os colaboradores também se sentem mais motivados a usarem sua criatividade no processo de desenvolvimento. Isso passa uma sensação de pertencimento e dá mais confiança para que todos façam seu serviço bem feito.
E claro, juntando tudo isso e entregando um produto sem problemas, a imagem da empresa fica bem vista pelo público. Isso atrai mais clientes e dá mais credibilidade para a marca.
Diferenças entre quality assurance e analista de testes
Agora que já ficou claro o que é quality assurance, chegou a hora de mostrarmos as diferenças entre essa prática e a análise de testes. Para isso, vamos abordar o que cada profissional dessa área faz. Dessa forma, ficará claro que cada ação é distinta e tem sua devida importância para o desenvolvimento do negócio.
Podemos dizer que o papel do profissional de QA é mais amplo que o do analista de testes, com responsabilidades mais abrangentes. Isso porque, o QA deve garantir que todo o processo de desenvolvimento de software esteja dentro dos melhores padrões e práticas que levam à melhor qualidade.
O QA deve monitorar constantemente todas as etapas de desenvolvimento de software, desde o momento do planejamento até o momento de lançamento da ferramenta no mercado. Assim, é possível fazer sugestões do que precisa ser mudado ou melhorado.
Já o analista de testes tem como maior objetivo a execução de testes para identificar algum problema ou falha no software. Concentrando seus esforços em testes manuais e automatizados, entre outros.
De forma resumida, o analista de testes foca em identificar problemas e apresentar soluções para tais. Enquanto o QA age durante todo o processo de desenvolvimento para garantir a melhor qualidade do produto e evitar possíveis erros.
Ambas as funções são fundamentais para um software de sucesso e deveriam ser trabalhadas em conjunto. Vale ressaltar também que todo o processo do QA deve ficar documentado para que seja possível revisitar esses arquivos e revisar se está tudo de acordo ou se precisa fazer alguma atualização.
Com a alocação de profissionais da Auditeste, você pode contar com Analistas de QA, Analistas de Testes e diversos outros profissionais especializados em qualidade de software para o seu projeto.
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