É fundamental contar com métodos de monitoramento e avaliação de qualidade de software, principalmente durante o processo de desenvolvimento dessas ferramentas e programas. Afinal, é assim que existe a garantia de um produto eficiente e de qualidade.
Esses mecanismos ajudam a mensurar a qualidade do sistema, além de auxiliar na avaliação das características do softwares, o que, consequentemente, ajuda nas tomadas de decisões da empresa.
Contar com testes de qualidade de software também é uma ótima forma de evitar prejuízos financeiros. Isso porque, ao avaliar a qualidade do software, também é possível identificar falhas e brechas no produto. Assim, é possível solucionar os problemas antes do software ir para o mercado.
Para saber mais sobre qualidade de software, como testá-la, sua importância e muito mais, continue lendo este conteúdo até o final!
Qualidade de software: o que é e porque importa
Normalmente, quando falamos de qualidade, logo pensamos em algo que funcione bem. E, apesar desse conceito também fazer parte da qualidade de software, nesse caso, a avaliação é muito mais complexa que isso.
Para que um software tenha qualidade, é preciso levar em consideração uma série de conceitos e realizar diversos testes para garantir a funcionalidade do produto. Além da funcionalidade, é preciso entender o grau de utilidade que ele terá para o cliente final.
A qualidade do software envolve desde o escopo do produto, que deve ser feito de acordo com as exigências do cliente e seguindo as normas da International Organization Standardization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC), e as linhas de códigos usadas para o desenvolvimento.
É importante destacar que se um software funciona perfeitamente bem, mas não atende as necessidades do cliente final, ou não é útil para ninguém, ele não pode ser considerado um software com qualidade.
A medição, análise e avaliação de qualidade de software é fundamental para garantir para a população que ela está recebendo algo útil e funcional. Assim como também garante para a empresa desenvolvedora que seu trabalho está sendo bem feito.
Indicadores de qualidade de software
Para ajudar na medição da qualidade de software, existem alguns indicadores que devem ser analisados. O primeiro deles é o Total de Defeitos Detectados (TDD), o TDD mede todas as falhas encontradas durante os testes aplicados no software.
O TDD não é muito eficiente sozinho, visto que ele não resolve as falhas. Mas, ele é fundamental para encontrá-las.
O TDC é parecido com o TDD, no entanto ele mede os bugs encontrados no produto pelo cliente. Ou seja, ele mensura os problemas que o software apresenta depois de lançado no mercado para o consumidor final.
Total de Defeitos Removidos (TDR) tem ligação com o TDD. Ele é responsável pela contabilização de quantos defeitos os desenvolvedores conseguiram resolver antes do lançamento do software.
Entender a eficácia da equipe em resolver os bugs é de suma importância para um software com qualidade. Para saber a taxa correta de eficácia é necessário usar a fórmula EDD (eficácia na detecção de defeitos) = TDD / (TDD+TDC) x 100.
Outro indicador é o tempo médio que a equipe leva para identificar e resolver um defeito encontrado no sistema do software. O ideal, é fazer todo esse processo no menor tempo possível.
Também existe o indicador de tempo médio entre uma falha e outra. Nesse caso, o ideal é que o período entre um bug e outro seja muito longo.
Por último, mas não menos importante, a satisfação do cliente é um excelente indicador de qualidade. Para saber se o software está respondendo às expectativas, faça uma pesquisa de satisfação com o cliente final.
Métricas da avaliação de qualidade
Além dos indicadores de qualidade de software, existem também algumas métricas que valem a pena serem levadas em consideração. Como por exemplo, o quão fácil é usar o software, se é intuitivo ou não.
O software pode ser usado em diferentes plataformas? Essa métrica é bastante relevante para um bom software. Isso garante a integração desse produto com outros serviços.
Outro ponto importante é a facilidade em que o software pode ser atualizado. E, também, suas respostas às manutenções. Se apresenta muitos erros ou não.
Como a Auditeste pode ajudar na qualidade de software
Para garantir a qualidade de software é essencial realizar testes desde a primeira etapa de desenvolvimento do mesmo até o lançamento do produto. Por isso, contar com uma empresa especializada no assunto, como a Auditeste, é fundamental.
Para que os testes tenham resultados precisos que ofereçam insights valiosos para o aprimoramento da equipe desenvolvedora e do software, é preciso contar com ferramentas específicas para esses processos.
Na Auditeste você conta com profissionais especialistas em testes de qualidade de software. São mais de 20 anos no mercado, sendo uma referência no assunto. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!