Tecnologia verde e o seu impacto no planeta

A tecnologia verde é um termo que está cada vez mais popularizado e, felizmente, dando à direção aos novos e atuais negócios dedicados à tecnologia. Na prática, essa nova forma de fazer a gestão do inventário de TI se destaca por ser mais sustentável.

Atualmente, o uso da tecnologia provoca um custo de energia, que causa um impacto direto ao meio ambiente. Contudo, à medida que as novas soluções digitais surgem e geram possibilidades inéditas, é possível reduzir esses custos ao planeta.

Com isso, a gestão das máquinas e todos os dispositivos da empresa passa a ser feita tendo em mente a redução dos custos energéticos. E embora a redução imediata pareça pouca, a nova rotina torna a economia grande o suficiente para fazer a diferença!

Hoje, a Auditeste preparou este artigo e reuniu tudo o que precisa saber sobre tecnologia verde, mostrando o que é e, acima de tudo, o seu impacto positivo em relação ao meio ambiente!

O que é a tecnologia verde?

A tecnologia verde é uma forma de gestão dedicada à área de TI que apresenta práticas de desenvolvimento, fabricação e descarte de equipamentos com o propósito de não gerar nenhum tipo de dano ao meio ambiente.

Inclusive, vale a pena destacar que esta nova prática de gestão não se limita apenas ao descarte correto de hardware defeituosos e novas dinâmicas processuais. Pelo contrário, até mesmo os novos sistemas operacionais levam em consideração práticas mais econômicas.

Por exemplo, a BRF, empresa multinacional dedicada à produção de alimentos, optou por novas soluções de gestão de energia a partir do uso de algumas regras, que são bem simples. A partir de dez minutos em inatividade, a estação de trabalho desliga o monitor. Após quinze minutos, a CPU entra em modo de inatividade e então encerra as atividades.

Esse uso da tecnologia verde está disponível nas duas últimas versões do Windows (10 e 11) e permite a configuração em massa sem a necessidade de reorganizar a estrutura de TI já estabelecida.

De acordo com a BRF e a Microsoft Brasil, em pouco mais de 6 meses com essas regras aplicadas, a redução do gasto energético foi de 45% entre os mais de 12 mil computadores conectados aos processos operacionais.

Isso implicou na diminuição de 1,6 milhão de kWh, quantidade mais do que suficiente para alimentar 850 residências domésticas em um ano.

Tecnologia verde no Brasil

A tecnologia verde no Brasil não está tão presente entre pequenas e médias empresas e muito se dá devido à baixa infraestrutura de TI, que impossibilita implementar soluções que gerem economia energética ao longo dos dias.

De acordo com o Panorama do Uso de TI no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui muitos dispositivos, mas o investimento em TI continua baixo, embora varie conforme o nível de informatização e o ramo da empresa.

Também vale destacar que a tecnologia verde também faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o uso da logística reversa na hora de descartar resíduos eletrônicos.

Assim, todo o dispositivo que chega ao fim da vida deve ter um descarte correto que permita a reutilização do dispositivo. Mesmo sem uma citação direta do PNRS, este descarte correto está em conformidade com as práticas da TI verde.

Exemplos de tecnologia verde

Os exemplos de tecnologia verde são diversos, mas geralmente eles possuem três categorias que dependem do nível da infraestrutura da TI.

Há três tipos de implementação da tecnologia sustentável: TI verde estratégica; TI verde à fundo; e TI verde de incrementação tática. Ambas possuem características diferentes, mas têm o mesmo propósito.

Abaixo você descobre o que precisa sobre cada forma de TI verde!

1. TI verde estratégica

A TI verde estratégica está ligada às soluções de etapas operacionais, buscando a redução do desperdício de componentes de fabricação e do descarte incorreto de materiais sem uso para a empresa.

Na prática, a área de TI trabalha junto aos líderes de logística do negócio para encontrar gargalos logísticos e, juntos, propor soluções que reduzam os impactos da empresa.

Entre alguns exemplos de TI verde estratégica está o uso da nuvem ao invés do tradicional papel e caneta, automatização de processos e uso de logística de precisão com auxílio da TI.

2. TI verde à fundo

Entre todas as estratégias, a TI verde à fundo foca em soluções mais abrangentes e, como o próprio nome sugere, considera todos os processos que fazem uso da tecnologia.

Deste modo, este conceito altera a estrutura, as instalações e os processos até então utilizados com o foco de aumentar o desempenho e ao mesmo tempo reduzir todos os gastos energéticos e impactos ambientais.

3. TI verde de incrementação tática

A TI verde de incrementação tática diz respeito às soluções mais fáceis de serem implementadas e que visam a redução de gastos energéticos.

Atualmente, muitos dispositivos, seja computadores, notebooks, tablets e smartphones, contam com configurações de fábrica que permitem a redução do uso da energia elétrica.

Portanto, entre todas as estratégias, ela é a mais fácil de ser implementada, especialmente entre pequenas e médias empresas.

Qual o impacto da tecnologia verde?

A tecnologia verde é uma prática que ganha força e deve ser uma tendência para os próximos anos à medida que a transformação digital alcança pequenas e médias empresas.

Ao mesmo tempo, o impacto da TI verde também se acelera conforme os danos provocados pelo efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, fica mais presente entre os países ao redor do mundo.

Também vale destacar outro impacto positivo da tecnologia verde: a redução do descarte incorreto de resíduos sólidos. Embora o PNRS já exista, a implementação da logística reversa deve acompanhar a popularização das soluções da TI verde.

Com isso, os tantos metais pesados presentes nos componentes dos hardwares e dispositivos móveis não chegam aos rios e solos, deixando de contaminar e gerar danos ambientais.

Gostou do conteúdo ou quer saber mais sobre tecnologia verde? Então não deixe de escrever a sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>