Tendências de tecnologia no futuro graças a automação

Nos últimos anos, o uso de tecnologia nas atividades cotidianas tem se tornado cada vez mais comum. Com a pandemia ocasionada pelo Covid-19, esse processo se intensificou ainda mais.

Consequentemente, a automação de atividades também foi intensificada a fim de otimizar processos, aumentar a eficiência e produtividade em alguns casos, enfim, é uma ferramenta que traz inúmeros benefícios.

Além disso, é um meio interessante em alguns casos para cumprir o isolamento social ou garantir que uma atividade aconteça seguindo os protocolos de segurança contra o corona vírus.

Listamos abaixo alguns exemplos desses avanços e tendências tecnológicas para o futuro.

 

  • O uso de Inteligência Artificial na educação

Ainda são poucas as instituições de ensino que possuem recursos para investir em Inteligência Artificial. No entanto, a aplicação dessa tecnologia no processo de educação possui diversas vantagens – principalmente durante a atual pandemia – e por isso deve ser gradualmente implantada.

Entre os benefícios da IA nessa área podemos citar a personalização dos métodos de ensino, reconhecendo e atendendo às necessidades e dificuldades de cada estudante de forma individual, possibilitando ao aluno um maior aproveitamento do conteúdo.

Essa é uma maneira muito inovadora e eficaz de usar a tecnologia a favor da educação, superando métodos tradicionais ultrapassados não tão benéficos para o aprendizado.

 

  • Os chatbots

O chatbot é um sistema de atendimento virtual programado através da Inteligência Artificial.

Muitas empresas e corporações já se adaptaram a essa tecnologia, pois otimiza o tempo de atendimento, reduz custos e é uma ferramenta que está literalmente sempre disponível, aumentando a produtividade.

Além disso, os chatbots possuem outras funções. Eles podem realizar pesquisas através de opiniões coletadas, fazer agendamentos ou reservas, otimizar processos, sugerir produtos ou serviços ao cliente, enfim, são diversas possibilidades.

Também vale mencionar que a IA pode armazenar dados e analisá-los, para gerar um resultado mais preciso do que o trabalho humano seria capaz de gerar.

É possível perceber que o uso de chatbots é cada vez mais utilizado por diversos ramos e por isso é uma tendência em crescimento para o futuro.

 

  • Comandos de voz no dia a dia

Há alguns anos, a tecnologia de comando por voz parecia algo inacessível e futurístico. Entretanto, tem se tornado uma ferramenta cada vez mais comum atualmente. Como exemplo podemos citar a Siri, a Alexa e a assistente do Google.

É possível acessá-las através do celular, do computador ou de outro dispositivo eletrônico e conectá-las ao sistema de iluminação e apagar a luz através de um único comando de voz, sem ao menos precisar levantar ou mover um dedo.

Além disso, também é possível pedir para ligar para um contato, adicionar um item à lista de mercado, ativar um alarme. Tudo isso através de um comando de voz.

É uma tendência que oferece cada vez mais praticidade e eficiência para os seus usuários, por isso tem crescido tanto nos últimos tempos.

 

  • Aplicativos bancários

É uma certeza que a grande maioria das instituições bancárias já oferecem a possibilidade de aplicativos para seus clientes.

Essa foi uma excelente forma de automatizar processos e otimizar custos, além de proporcionar aos usuários uma experiência mais eficiente e rápida no conforto da própria casa ou de onde ele estiver.

Com os aplicativos bancários é possível pagar contas, faturas ou boletos, transferir dinheiro, colocar recarga de celular, tudo isso com um clique e sem ter que sair de casa.

Também é possível ter um atendimento virtual caso precise de ajuda ou precise tirar uma dúvida.

A tendência nesse caso é a padronização do uso de aplicativos por empresas de outras ramos, a fim de otimizar processos.

 

  • Totem de atendimento

Alguns estabelecimentos como restaurantes, por exemplo, implementaram a opção do totem de atendimento, uma forma inovadora de automação para fazer o seu pedido.

Bastam alguns cliques e seu pedido será efetuado, sem que você tenha contato com outras pessoas.

Essa tipo de atendimento já existe há alguns anos, mas se tornou uma boa opção para manter o distanciamento durante a pandemia e por isso é uma tendência para o futuro da tecnologia.

 

O desenvolvimento tecnológico, apesar de ter suas desvantagens, tem sido cada vez mais útil para a sociedade em diversos segmentos.

Por isso, a automação dos processos – sejam eles educacionais, corporativos ou residenciais – é uma atividade que segue crescendo especialmente em um momento de pandemia como o que estamos vivendo.

É necessário adaptar-se a essas inovações de forma consciente e responsável para não ficar estagnado.

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