O e-commerce é um segmento que apresentou um crescimento muito significativo nos últimos anos. Muito disso tem relação com a pandemia do covid-19, em que comércios físicos precisaram parar de atender presencialmente como forma de evitar aglomerações, a fim de prevenir a proliferação do vírus.
Mas, o que nem todo mundo imaginava, é que a forma de vender online iria cair tão bem no gosto do povo. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o primeiro semestre de 2023 arrecadou cerca de R$ 80,4 bilhões.
Ainda segundo a ABComm, em 2022 as vendas totais no e-commerce do país atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões! Assim, já dá para ter uma ideia do quão promissor esse mercado é.
Mas, para que o negócio dê certo, é preciso que o site funcione da melhor maneira possível, garantindo uma boa experiência para o usuário. Para isso, é necessário realizar alguns testes, como por exemplo, o teste de carga.
Continue lendo o conteúdo para saber mais sobre esse tipo de teste, a importância dele para o e-commerce e mais.
O que é teste de carga?
O teste de carga é uma forma de analisar o desempenho de um site de e-commerce, esse teste é o mais eficaz para esse segmento. Para que o teste seja de fato eficiente, ele é feito simulando o uso por terceiros.
Mas, para que seja possível analisar o real potencial do site, é simulado o acesso de um alto número de usuários simultaneamente. Todos esses “usuários” podem estar executando tarefas diferentes dentro do site, para ter real noção de como o site funcionaria em uma situação real.
As atividades podem ser volumes de transações, diferentes ações feitas em uma única página, entre outros. Essas ações são criadas por scripts de usuários simples, tudo dentro do ambiente do teste de carga.
Com o teste de carga é possível obter informações importantes sobre a entrada e saída de disco, armazenamento, utilização da CPU, utilização da memória, problemas de página e muito mais. Vale lembrar que este tipo de teste faz parte dos testes de performance.
Teste de carga para o e-commerce
Um dos fatores que mais atrai pessoas para as compras online é a comodidade e a rapidez, visto que você não precisa sair de casa e basta alguns cliques para conseguir realizar a transação. Agora, imagina encontrar o produto que deseja em um e-commerce, mas o site não tem o suporte necessário.
Uma ação que deveria levar poucos minutos acaba se tornando uma tarefa exaustiva, frustrante e demorada. Quando um e-commerce não passa pelo teste de carga, isso pode acontecer, o que resulta em muitos possíveis clientes abandonando a compra.
Por isso, executar o teste de carga é essencial, já que com ele você tem a garantia de que seu site está apto para receber grandes visitas ao mesmo tempo, além de suportar diferentes ações dentro do site.
O teste também avalia o tempo de resposta de uma ação, como já citado. E, isso para um e-commerce é essencial, já que um site que demora para carregar os produtos, ou a página do carrinho, ou do check-out, pode resultar em abandono, causando prejuízo para o negócio.
Elementos que devem ser testados em um e-commerce
Se tratando de um e-commerce, existem alguns pontos cruciais que devem passar pelo teste de carga com muita cautela. Abaixo você confere alguns deles.
Caminhos críticos do usuário
Caminhos críticos são aqueles caminhos essenciais que todo cliente precisará percorrer em algum momento no site de e-commerce. Sendo assim, é imprescindível que estes estejam funcionando corretamente.
Esses caminhos são a página de login, a página dos produtos, o carrinho, página de pagamentos, entre outros.
Pagamento
No e-commerce, o pagamento da compra é feito no próprio site. Pode ser através de um sistema próprio de pagamento ou um gateway de pagamento de terceiros. Não importa qual seja a forma escolhida, é crucial que esse sistema aguente um alto número de usuários simultâneos.
Existem épocas em que o site pode ter muitos acessos ao mesmo tempo. Se a página de pagamento não suportar o fluxo, os clientes podem achar a ação suspeita ou perder a paciência e desistir de continuar com a compra.
Tokens & Cookies
Tokens e cookies são gerados para garantir uma melhor e ininterrupta experiência para o cliente enquanto ele navega no seu site. São tokens de autenticação, bate-papo, entre outros. E cookies de preferência, de localização e específicos do navegador.
É preciso ter certeza de que esses tokens e cookies foram gerados de forma correta e eficiente para suportar todos os acessos.
Estoque
O estoque de qualquer comércio deve ser muito bem organizado e projetado. Em um e-commerce, o cuidado com esse setor deve ser redobrado. Imagina você ter 300 quantidades de um produto, mas o seu site não conseguir fazer o gerenciamento correto das transações e você receber o pedido de compra de 350 produtos.
Isso pode causar muitos problemas. O teste de carga direcionado para o estoque pode evitar que essa situação ocorra.
Meios de comunicação
E-mails e mensagens são os principais meios de comunicação de um e-commerce com seus clientes. São por esses meios de comunicação que a confirmação de pedidos ou alertas de promoções são feitas.
Para manter a boa comunicação, é essencial que esses canais estejam sempre funcionando, mesmo que a demanda esteja alta.
Serviços prestados por terceiros
Muitos serviços dentro de um e-commerce é feito por terceiros. Mesmo assim, é fundamental realizar o teste de carga nestes serviços. Afinal, se eles apresentarem problemas em dias de fluxo alto, é o seu negócio que irá ficar com a imagem manchada.
Esses são só alguns dos pontos que precisam ser testados para garantir o bom funcionamento do negócio online. Vale lembrar também que o teste de carga é só um dos tipos de testes que existem.
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