Os testes automatizados são essenciais para garantir o bom funcionamento de um software sem que o testador perca muito tempo do seu dia em uma única tarefa. Segundo um relatório realizado pela Harvard Business Review, em 2023, cerca de 35% do tempo dos profissionais de desenvolvimento e testes de software eram gastos realizando testes.
Com a automação, esse tempo é reduzido e os profissionais podem concentrar seus esforços em outras tarefas. Mas sem comprometer a qualidade do produto final. Encontrar meios de acelerar esse processo é fundamental, principalmente nos dias atuais em que tudo é esperado em tempo recorde.
Neste conteúdo mostramos como os testes de software mudaram com o passar do tempo e como a IA pode ser benéfica para esse setor. Então, se você quer entender mais sobre esse assunto e ficar por dentro das novidades, continue com a leitura até o final!
Evolução dos testes automatizados ao longo dos anos
Testes de software não são nenhuma novidade. No entanto, a forma como eles são realizados e aplicados passou por grandes mudanças para acompanhar as exigências e tendências do mercado.
O que antes começou com os próprios desenvolvedores conferindo manualmente cada linha de código, hoje em dia existe uma equipe específica para isso, os testadores, que contam com ferramentas próprias para as tarefas.
Além disso, existem diversos tipos de testes. Cada um voltado para uma situação específica. Com isso, garantir a melhor qualidade possível para a ferramenta ficou mais fácil. Para a criação desses testes foi preciso implementar diferentes tecnologias. Foi assim também que surgiram os testes automatizados.
O mundo atual é extremamente competitivo. E se uma empresa quer se destacar no mercado, ela precisa garantir a qualidade de seus produtos, assim como lançar novas funcionalidades e atualizações antes da concorrência.
Investir em testes, principalmente os testes automatizados, é de extrema importância para atingir as expectativas que o público alvo tem naquele produto e na alta qualidade. Por isso, saber quais são as tendências e o que esperar para o futuro dos testes é crucial.
O que esperar para o futuro
Ferramentas de automação, novas linguagens de programação, ferramentas de teste de automação de código aberto, entre outros, estão surgindo cada vez mais e em ritmo acelerado. Tudo isso contribui para um futuro impactante para os testes de software automatizados.
O teste exploratório, onde o testador tem total liberdade para testar o software e adaptar sua abordagem conforme suas observações, exige menos tempo do testador é um tipo de teste que promete ser muito utilizado no futuro, mesmo não sendo uma novidade no mercado.
A infraestrutura em nuvem tem sido muito utilizada ultimamente e, ao que tudo indica, vai continuar desse jeito por muito tempo. A grande novidade é que em um futuro, não muito distante, os testes automatizados serão hospedados também na nuvem.
A automação no sprint tem sido bastante usada pelas empresas. Até 2023, cerca de 70% das empresas nos Estados Unidos da América (EUA) já faziam uso do agile testing. A tendência é que mais empresas adotem esse método.
O método de crowdsourced testing também tem se mostrado uma forte tendência. Neste tipo de teste, vários testadores de “áreas” diferentes são alocados para realizar o teste no software. Dessa forma, o teste é realizado de forma mais rápida e eficiente.
Esses são só alguns tipos de testes automatizados esperados para o futuro. Mas, claro, existem muitos outros pontos que podem virar tendência.
Implementando a IA nos testes automatizados
É quase impossível falar de testes automatizados e não falar de Inteligência Artificial (IA). Com essa tecnologia implementada nos testes, é possível identificar padrões, analisar dados e tomar decisões com base nas informações coletadas durante os testes.
Isso porque, a IA usa algoritmos inteligentes e modelos de aprendizado de máquina na automização dos testes. A inteligência artificial também contribui com a criação automática de casos de teste, e faz uma análise profunda para sugerir casos de teste relevantes.
A implementação de IA nos testes ajuda a aumentar a confiabilidade dos resultados, a eficiência dos testes e ainda reduz o tempo e os esforços.
Impacto de melhorias da IA nos testes automatizados
O uso de IA nos testes automatizados é muito benéfico para as empresas que a utilizam. Como, por exemplo, o número de testes aplicados pode ser muito maior com a IA, em um período de tempo muito menor. Isso garante maior cobertura dos testes e reparo mais rápido nos problemas encontrados.
A IA também tem grande poder de análise de grande quantidade de dados. Com isso, identificar e encontrar falhas e bugs em um software é uma tarefa mais fácil e eficiente com os testes com IA.
Com isso, é possível reparar essas falhas antes que elas se tornem problemas críticos e que causem mais problemas.
E claro, o uso de testes automatizados com ajuda da inteligência artificial reduz as chances de erros causados pelo fator humano.
Ferramenta de IA da Auditeste
A Quinnox realizou uma pesquisa em que 60% dos líderes de empresas entrevistados disseram que o principal motivo pela implementação de testes automatizados com IA é a melhoria da qualidade do produto final.
Estes testes garantem a melhor experiência para o usuário final, o que impacta positivamente os negócios da empresa. E, a Auditeste sabe da importância de cada tipo de teste, assim como também entende a importância de ficar atualizado no mercado.
Por isso, estamos preparando uma tecnologia de IA própria que vai garantir a melhor qualidade para todos os nossos clientes! Fique de olho nos nossos canais de comunicação para não perder nenhuma novidade.