Se você acompanha nosso blog há algum tempo, ou se já está na área de desenvolvimento, já tem consciência da importância dos testes de software. É só através dos testes que a qualidade da ferramenta é garantida.
Contudo, sabemos também que os testes podem ser trabalhosos e complexos, por isso foram desenvolvidos os testes automatizados. São diversas ferramentas que auxiliam esse processo, uma das melhores é o Selenium.
No decorrer deste conteúdo você saberá tudo sobre o Selenium. Mas, já podemos adiantar que ela é referência no mercado e, por isso, nós da Auditeste a utilizamos como uma de nossas principais ferramentas, para que os softwares funcionem de maneira confiável, segura, eficiente e flexível.
Então, se você quer saber mais sobre essa ferramenta, continue com a leitura até o final!
O que é Selenium?
Selenium é o conjunto de ferramentas de código aberto que funciona por meio da leitura de scripts de teste. O script do Selenium é gerado em HTML, porém, ele suporta diversas linguagens de programação. Por isso o script pode ser exportado e executado em C#, Java e Python, por exemplo.
Esse conjunto pode ser executado em Windows, Linux e macOS. E trata-se também de um framework de testes funcionais voltado aos testes de aplicações web pelo browser de forma automatizada.
O Selenium é extremamente adaptável e oferece suporte para que os testes sejam executados em diferentes navegadores web. Uma de suas funções também é de comparar os resultados obtidos pelos softwares com o que era desejado pela equipe desenvolvedora.
Dessa forma, é possível saber se a ferramenta está entregando o que foi designada para fazer ou se precisa de ajustes.
Ecossistema Selenium
Como falamos anteriormente neste conteúdo, o Selenium é um conjunto de ferramentas de testes automatizados.
Mas afinal, que ferramentas são essas? Existem três ferramentas que compõem o Selenium, sendo elas: Selenium IDE, Selenium WebDriver e Selenium Grid.
Antigamente existia também o Selenium RC, que era um servidor escrito em Java e tinha a capacidade de escrever scripts de teste em várias plataformas de programação. No entanto, o RC foi descontinuado por ser muito lento.
Saiba mais sobre cada uma das ferramentas que ainda fazem parte do Selenium abaixo:
Selenium IDE
Até 2018 o IDE só funcionava até a versão 55 do Firefox, no entanto isso mudou e agora a ferramenta pode ser executada no Firefox e no Chrome.
Essa ferramenta permite a criação e gravação de scripts para testes automatizados. As gravações podem ser feitas e executadas no ambiente “real”, ou seja, onde os testes serão de fato executados.
O IDE é indicado para testes rápidos, com respostas e feedbacks rápidos.
Selenium WebDriver
O WebDriver é a mais moderna ferramenta de interação. Enquanto o IDE é indicado para testes básicos e rápidos, o WebDriver é voltado para testes mais elaborados e por usuários familiarizados com a ferramenta.
O que pode ser feito é executar um teste básico no IDE, exportá-lo e editar o script para um teste mais elaborado.
A forma que o WebDriver funciona é utilizando o próprio driver do navegador. Isso deixa o processo mais dinâmico e rápido, visto que cada navegador tem seu próprio driver.
Selenium Grid
Selenium Grid leva o WebDriver a outro nível, de acordo com o site oficial do Selenium. Isso porque, com o Grid é possível executar testes em muitas máquinas ao mesmo tempo e de forma remota.
Isso tem um gigantesco impacto positivo no tempo em que esses testes levam para serem concluídos.
Vantagens de usar Selenium
O aumento de criação de softwares e o avanço tecnológico que vivemos constantemente exige que os produtos e serviços entregues à sociedade sejam cada vez mais próximos do perfeito possível.
Mas, sabemos que sem os testes de qualidade fica muito difícil entregar uma ferramenta que seja confiável, flexível e ágil. Por isso, devemos sempre testá-los. Porém, alguns desenvolvedores ainda enxergam os testes como “perda de tempo”, o que não passa de um grande equívoco.
A tecnologia já está tão avançada, e o Selenium é uma prova disso, que os testes agora já são feitos em tempos curtíssimos. Essa, inclusive, é uma das vantagens do Selenium.
Esse conjunto de ferramentas de testes garante a redução de erros pelo testador, melhor utilização do tempo para o desenvolvedor/testador e a diminuição da regressão. Além de:
- Executar teste de regressão frequente;
- Elaborar feedback rápido para desenvolvedores;
- Oferecer suporte para metodologias ágeis e extremas de desenvolvimento;
- Documentação disciplinada de casos de teste;
- Relatório de defeitos personalizado;
- E localizar erros mais facilmente e de forma otimizada
De fato, são muitas as vantagens oferecidas pelo Selenium. E se você quer testar seu software com a melhor ferramenta, a Auditeste possui profissionais qualificados para isso!
Confira os serviços que oferecemos e escolha o melhor tipo de teste para o seu negócio. Assim, você garante o sucesso do seu produto e da sua empresa!