UX E UI: Saiba o que são e entenda a diferença

UX e UI são termos que estão em alta agora e não é para menos, criar uma interface simples e intuitiva não é uma tarefa simples, envolve bastante teste e muito know-how por parte dos desenvolvedores.

Ademais, compreender esses conceitos faz toda a diferença na hora de conquistar novos usuários e manter aqueles já existentes. Não é nenhum exagero afirmar que empresas inteiras dependem do balanço entre essas terminologias.

Curioso para saber mais sobre UX e UI? Continue lendo esse texto, separamos um conteúdo especial para você.

 

O que é UX e UI

Para deixar clara a diferença entre UX e UI, vamos separar o conteúdo, explicando cada um deles e como, juntos, proporcionam a experiência perfeita para os usuários.

 

USER INTERFACE – UI

A interface do usuário, em tradução livre, é tudo aquilo que deve (ou pode) ser utilizado para interagir com um produto digital. Isso envolve telas, teclado, sons e até mesmo luzes.

Quando se pensam nos primeiros computadores dos anos 70, fica claro como tudo isso mudou com o tempo. Nessa época, a única forma de realizar qualquer tarefa em um computador era através de linguagem de programação.

Nos anos 80 esse paradigma foi superado e uma interface mais amigável foi introduzida, agora era possível utilizar botões, menus e caixas de seleção. Para quem vive hoje, pode parecer algo nada revolucionário, contudo, foi assim que a revolução do computador pessoal começou.

Essa revolução deixou algo claro para empresas e desenvolvedores: as interfaces criadas devem ser desenhadas com foco no consumidor, afinal de contas, as pessoas precisam ser capazes de interagir com seus computadores.

Linguagens de Programação para estudar em 2020;

Hoje em dia, podemos que existem poucos limites para a UI, podendo ser personalizadas de inúmeras formas e novas tecnologias levam isso a outro nível. Como, por exemplo, a assistente pessoal Alexa e os aplicativos mobile em geral.

De maneira ainda mais simplificada, é toda forma de interação disponível para o usuário navegar de um ponto A ao B, como a interface se apresenta e funciona.

 

USER EXPERIENCE – UX

De forma simples, o desenvolvimento focado em UX lida diretamente com os sentimentos humanos gerados da interação com o software. É um resultado direto do ambiente criado pela UI e determina se a opinião geral será positiva, negativa ou neutra.

Alguns profissionais preferem ainda utilizar o tempo experiência do cliente, uma vez que leva em consideração a companhia, seus serviços e produtos. Contudo, nesse artigo focaremos na questão digital desse conceito.

UX está intimamente ligada a jornada do usuário para resolver um determinado problema. Digamos que você está navegando em um e-commerce, contudo, efetuar a compra é uma tarefa árdua, cheia de formulários e confusa, certamente, frustração é um dos resultados dessa interação.

Mas como os desenvolvedores UX podem modular a experiência do usuário? Bem, é necessário combinar pesquisa de marketing, desenvolvimento de produto, estratégia e design para descobrir o que o usuário deseja naquele determinado contexto.

É necessário ter em mente perguntas como: “Quem são os meus usuários?” “O que eles querem ou esperam do produto ou serviço em questão?”. As respostas dessas questões surgem de entrevistas e pesquisas online, observando usuários existentes ou potenciais a fim de criar personas.

É muito válido ressaltar que UX não é sobre visual, mas sim sobre a sensação geral que a experiência gera. Seu conceito é mais abrangente e o seu foco está em melhorar a qualidade da interação entre um usuário e todas as facetas de uma empresa.

Erros de automação para serem evitados;

 

Qual a diferença entre UX e UI

Essas são uma das terminologias mais confundidas de todos os tempos, sendo assim, caso não tenha ficado claro acima, vamos tentar desmistificá-los.

UX lida com os sentimentos e pensamentos que o sistema inspira no usuário, já UI está ligada a funcionalidade de um determinado produto digital e a sua aparência.

Se você está pensando em questões como quantos passos o usuário terá que realizar para resolver um problema, quais tarefas necessitam ser realizadas e quão direta é a experiência, está raciocinando como um desenvolvedor UX.

Um profissional que trabalha com UI utiliza o esqueleto do produto digital para trazê-lo à vida. Este leva em consideração todos os aspectos visuais da jornada do usuário. Pense em rolar uma página, posicionamento dos botões etc.

Algo que é lindo pode ser inútil, grosseiramente colocando, e algo que é bastante funcional pode perder para a concorrência por conta da sua aparência. Dessa forma, UI não pode viver sem UX e vice-versa.

Gostaria de trabalhar nesse ramo? Certamente é algo que está em alta hoje em dia e oportunidades de emprego não faltarão tão cedo.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a mais dicas como essa!

a

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>