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Teste de Usabilidade: tipos e benefícios para UX

A evolução digital trouxe consigo vários outros pontos de atenção para os profissionais da área de desenvolvimento e tecnologia da informação. Um desses pontos é o UX, sigla em inglês para experiência do usuário. Para garantir um bom UX é preciso realizar alguns testes, como por exemplo, o teste de usabilidade. 

A experiência do usuário é essencial para garantir o sucesso de um negócio, visto que o produto ou serviço foi desenvolvido para eles. Assim, a opinião deles é o que irá ditar como sua marca e seu produto será visto e recebido no mercado.

Para evitar que o produto não atenda as necessidades do público alvo, ou seja lançado com diversas falhas, são feitos diversos testes. E como já citado, entre eles está o teste de usabilidade. Neste conteúdo, vamos focar neste teste e nos benefícios que ele oferece para o UX. Então, continue lendo o texto até o final para não deixar passar nada.

O que é teste de usabilidade?

O teste de usabilidade é um processo crucial no desenvolvimento de todo produto digital. O objetivo desse tipo de teste é comprovar a funcionalidade e eficiência do produto, além de colocar em teste a interface, ou seja, o design do produto. 

Para obter respostas eficazes, que resultem em insights para as equipes desenvolvedoras dos produtos, o teste é aplicado através de usuários reais. Ou seja, as pessoas que testam o produto não são desenvolvedores ou testadores profissionais, mas sim pessoas com o perfil o mais próximo possível do usuário final.

Isso é feito desta maneira para que todas as avaliações, respostas e críticas sejam o mais verdadeira possível. Além, claro, de mostrar o comportamento do usuário. Assim, é possível fazer mudanças na interface no produto, como mudar botões de posições, tamanhos e cores, entre outros. 

O teste de usabilidade também analisa outros aspectos do produto, como por exemplo, tempo de resposta de uma ação, sensação dos usuários, fluxo de funcionamento, acesso às informações, entre outros. 

Entendendo a importância do teste de usabilidade, os desenvolvedores e programadores conseguem ter acesso à informações valiosas que reduzem os erros de um projeto e, consequentemente, o retrabalho. Também é mais garantido que o produto será um sucesso.

Tipos de teste de usabilidade

Existem diversos tipos de teste de usabilidade, cada um deles com suas características e objetivos específicos. Para saber qual é o mais adequado para o seu negócio, é preciso primeiro entender como cada um deles funciona.

Nos tópicos abaixo falamos um pouco mais sobre os principais tipos de teste. Confira!

Descoberta de problemas

Esse é o tipo de teste de usabilidade mais simples que existe. Seu intuito, como o próprio nome indica, é de encontrar erros no produto. Para isso, são analisadas brechas e falhas que permitem a informação de informações inválidas, que podem resultar na “quebra” do produto. 

Teste de aprendizado

Aqui, é colocado em teste a facilidade de aprendizado em interagir e usar a interface do produto. É analisado o comportamento do usuário, a fim de observar se da primeira vez que este utilizou o produto, para a segunda ou terceira vez, houve mais facilidade ou se foi apresentado alguma dificuldade. 

Assim, os desenvolvedores entendem se o processo é memorável ou algo que precisa ser aprendido toda vez que for ser utilizado.  

Teste competitivo

O teste competitivo busca comparar as versões de ferramentas e sistemas do seu produto com alguma aplicação de um concorrente. O objetivo deste teste é entender quais são os pontos positivos do seu produto e o que pode ser melhorado. 

Testes de benchmark

Este teste lembra um pouco o citado acima. No entanto, no lugar de fazer a comparação com um concorrente, o comparativo é feito no mesmo produto, mas em versões diferentes. Por exemplo, existe a versão 1, 2 e 3 três de um mesmo produto, o teste será aplicado na versão 1 e na versão 3.

Moderado ou não moderado

Os testes moderados ou não moderados na verdade são só as formas como os testes citados acima podem ser conduzidos. 

No modelo moderado, um designer acompanha enquanto a pessoa testa o produto, dessa forma, o profissional pode oferecer assistência em tempo real ao “testador”. 

Já no não moderado, a pessoa que está testando o produto não tem a supervisão ou acompanhamento de ninguém. Algumas pessoas preferem esse último modelo, pois entendem que as pessoas se sentem mais à vontade para usar o produto.

Benefícios do teste de usabilidade para o UX

Como vimos, o teste de usabilidade é essencial para garantir uma boa experiência do usuário. Mas, além disso, ele oferece diversos outros benefícios que ajudam a tornar essa experiência ainda melhor.

Com o teste, por exemplo, o processo de identificação de possíveis erros que o usuário final pode encontrar é facilitado. Esses erros podem ser em relação à navegação, entendimento das funcionalidades, acessibilidade, entre outros. 

Quanto mais rápida e fácil for a identificação desses produtos, melhor e mais eficiente será o processo de reparo, o que resulta em uma UX ainda melhor.

O teste de usabilidade também permite a melhoria da eficiência do produto. Com isso, o usuário final recebe um produto mais ágil e eficiente, garantindo assim a fidelidade do usuário à sua marca e seus produtos. 

A redução com gastos para reparar erros e defeitos é consideravelmente alta quando as empresas implementam o teste de usabilidade em seus projetos. O gasto com retrabalho também cai drasticamente, visto que com o teste, é possível fazer todas as correções antes do lançamento do produto no mercado. 

Oferecendo ao público um produto de qualidade, sem erros e de fácil entendimento, as chances de fidelização do cliente são bem maiores. Por isso, empresas que fazem o teste de usabilidade têm mais chances de sucesso. 

A Auditeste oferece diversos tipos de testes, além de oferecer customização de suas soluções para melhor atender cada cliente. Confira os serviços disponíveis e entre em contato para saber como podemos ajudar o seu negócio!

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