Dev e QA: entenda porque essa parceria é tão importante

Já ouviu aquele ditado que fala que “duas cabeças pensam melhor que uma”, ele é muito usado para falar de trabalho em equipe. E, por isso, se encaixa perfeitamente neste conteúdo e nos ajuda a entender porque dev e QA devem trabalhar juntos, e não um contra o outro como era antigamente.

Se todas as pessoas de uma empresa estão atrás do mesmo objetivo, que normalmente é entregar o melhor produto ou serviço para o cliente, por que então trabalhariam separadas? Esse é o ponto que queremos provar quando falamos que desenvolvedores e analistas de qualidade devem trabalhar juntos.

Neste conteúdo vamos falar sobre a velha – e equivocada – “briga” entre devs e QAs e mostrar como a junção dessas duas vertentes é benéfica para todos. Então, continue lendo até o final para entender tudo!

Não sabe o que faz um Analista de QA? Então confira aqui.

Dev e QA: uma antiga batalha

Por muito tempo, Deve QA viviam em uma constante rixa interminável. É fato que essa “briga” ainda existe no mundo de TI e desenvolvimento de software, mas não tão intensa como antigamente. 

Isso porque, antigamente, os desenvolvedores acreditavam que os analistas de qualidade existiam apenas para apontar defeitos nos projetos que eles passaram horas e horas trabalhando e desenvolvendo.

Mas, com o passar do tempo, grande parte dos desenvolvedores perceberam que essa ideia de que os QAs são os “vilões” da história não passava de uma fantasia criada na cabeça deles mesmos. 

Hoje em dia já é mais claro para os Devs que os analistas estão ali para ajudar a melhorar o produto que os desenvolvedores criaram. Mas, para isso, é claro que os QAs precisam testar o produto para identificar erros e possíveis melhorias. 

O fato é que o trabalho do QA contribui para uma melhora significativa do trabalho do Dev e por isso é importante. Quando uma empresa deixa a rixa entre esses profissionais vencer, quem acaba prejudicado é o cliente final.

Como melhorar a convivência entre Dev e QA

Para promover uma melhor convivência entre Dev e QA e com isso garantir melhores resultados nos projetos, existem algumas ações que são recomendadas. Confira abaixo quais são elas:

  • Comunicação: independentemente do tipo de projeto, se ele está sendo feito em grupo, a comunicação é fundamental para um bom resultado. Por isso, é preciso trabalhar em uma comunicação eficiente, objetiva e clara. Evite e-mails longos demais ou mensagens de textos confusas. Opte sempre por uma conversa frente a frente. Ou, em casos que a equipe está espalhada pelo Brasil, opte por chamadas de áudio/vídeo em plataformas próprias para isso;
  • Testes em conjunto: outra forma de melhorar a convivência é quase “forçando” esse convívio. Mas claro, de uma forma profissional e com um objetivo claro de melhorar o projeto. Para isso, o ideal é inserir o QA em todas as fases do desenvolvimento do software, desde o início. Dessa forma, as equipes se aproximam e os bugs são resolvidos mais rapidamente, diminuindo até mesmo o custo total da produção do software;
  • Conhecimento compartilhado: existe um termo chamado de “treinamento cruzado”, na prática, ele nada mais é que colocar pessoas de setores diferentes, mas que conversem e somam entre si, para trabalhar junto num mesmo projeto. Assim, cada membro da equipe contribui com suas habilidades e área de atuação e ainda adquire conhecimento extra que aprende com os membros que não são da sua área.
    Quando falamos de Dev e QA trabalhando juntos, o conhecimento compartilhado é muito importante. Quando um analista entende melhor o código-fonte do produto, ele consegue apontar melhorias mais assertivas.

Dev e QA juntos é a melhor opção

Ficou claro como é importante Dev e QA trabalhar juntos? Colocando de lado a ideia errada de que um quer prejudicar o outro, todos conseguem trabalhar em harmonia e em busca do mesmo resultado: o melhor produto que se tem a oferecer para o cliente!

Como mencionamos anteriormente, a “rixa” entre desenvolvedores e analistas de qualidade afeta muito mais o cliente final do que eles mesmos. E, além de afetar o cliente, também afeta a empresa, já que esta pode ficar com a imagem de uma empresa que comercializa um produto com erros e sem funcionar direito.

E ninguém quer isso, não é mesmo? Por isso, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a entender a importância de trabalhar em equipe!

Aqui na Auditeste, a parceria entre dev e QA é sempre estimulada e valorizada. Só assim chegaremos no principal objetivo: softwares com qualidade estratégica!

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