BR

USA

logo

Errar é humano… Por isso existe RPA!

O mercado de trabalho tem vivido uma rotina cada vez mais agitada e competitiva. Para conseguir se manter relevante, empresas estão aderindo a diferentes tecnologias e ferramentas, como por exemplo a RPA.

A RPA é uma ótima opção para se sobressair no mercado competitivo. Isso porque, com essa tecnologia é possível automatizar tarefas que exigiam muito tempo de membros de uma equipe, mas que não necessariamente precisam do esforço humano.

Com isso, os colaboradores podem focar seus esforços em outras tarefas mais complexas, o que pode gerar melhores resultados para a empresa. 

A tendência é que essas tarefas repetitivas sejam cada vez mais destinadas aos bots, como aponta uma pesquisa feita pela Grand View Research Inc que diz que até 2030, a RPA deve atingir $30,85 bilhões de dólares. Crescendo, em média, 38,2% ao ano.

Mas afinal, o que é RPA e quando ela pode ser usada? Essas e outras perguntas serão respondidas no decorrer deste conteúdo. Então, continue com a leitura até o final e acabe com suas dúvidas!

O que é RPA?

RPA é a sigla em inglês para Robotic Process Automation (Automação Robótica de Processos, em português). Ela consiste em uma tecnologia para automação de tarefas repetitivas. 

Através de robôs digitais, os chamados bots, é possível substituir a ação humana na execução de tarefas mais simples, repetitivas, de baixa importância ou operacionais. 

Para que isso seja possível, basta programar o software de RPA para executar as ações utilizando os comandos de mouse e teclado. Após configurar o programa, ele consegue reproduzir os comandos de forma autônoma inúmeras vezes, em alta velocidade e sem erros na execução.

Desse modo, os colaboradores ficam livres para executarem tarefas que realmente precisam do esforço e expertise humana. Toda essa prática e dinâmica agrega valor e qualidade na entrega final. 

O que difere a RPA de outras formas de automação de tarefas é o fato dela poder ser flexível. E, depois de configurada, não precisa de nenhuma intervenção humana para funcionar.

No entanto, é preciso ressaltar que ela só irá fazer o que foi programada para fazer. Sendo assim, se precisar colocar a RPA para executar outras tarefas, será necessário reprogramar o software.

Também existe a recorrente dúvida sobre a RPA ser ou não uma Inteligência Artificial. A RPA não é uma IA. As IAs, ao contrário da RPA são capazes de executar tarefas mais complexas e até mesmo de tomarem decisões. 

As IAs também conseguem trabalhar usando imagens e vídeos. Capacidade essa que a RPA ainda não tem.

Tipos de RPA

Existem três tipos principais de RPA. Sendo eles:

Attended (Assistida)

Esse tipo de automação é recomendada para tarefas em que o gatilho é difícil de se identificar automaticamente, por isso, a assistência humana se faz necessária. 

Nesse caso, a maior parte da tarefa será feita pelo bot da ferramenta. No entanto, é preciso que o disparo do gatilho inicial seja feito manualmente. 

Apesar de não ser totalmente automatizada, esse tipo de RPA ainda evitará muitos erros e esforço humano.

Unattended (Autônoma)

Já a RPA autônoma não precisa da interferência humana, ela funciona de forma totalmente independente, depois de programada, é claro. 

Esse tipo de automação é muito usado por empresas que contam com um grande número de dados. Ao usar a RPA Autônoma, as tarefas administrativas e repetitivas deixam de ser responsabilidade dos colaboradores da empresa.

Essa prática pode se dar por entrada de dados em um local especificado, por um bot ou por um programa orquestrador do processo.

Híbrida

Como o próprio nome diz, nesse caso são usadas etapas da automação assistida e autônoma. Essas etapas são combinadas com o intuito de conectar atividades de front e back office.

Quando pode ser usado?

A RPA pode ser usada em diversos setores de empresas dos mais variados segmentos. Abaixo você confere alguns exemplos.

Finanças e compras

Usando a RPA para automatizar tarefas muito trabalhosas como o gerenciamento, atualização e processamento de bancos de dados muito volumosos, erros são evitados. Isso, automaticamente garante maior controle para as operações financeiras e de compras. 

Os bots da RPA conseguem produzir relatórios financeiros, que costumam exigir muita atenção dos humanos, em poucos minutos e sem erros. Esses bots também são ótimos para monitorar o estoque, por exemplo.

Recursos Humanos

A rotina da equipe de RH consiste em muitas tarefas repetitivas e administrativas, como por exemplo entrar em contato com os candidatos a uma vaga, garantir o pagamento de todos os colaboradores, entre outras.

Com a RPA, parte dessas tarefas são destinadas para os bots, deixando então os colaboradores livres para tarefas mais estratégicas. Neste caso, os bots podem ajudar na coleta e organização das informações dos candidatos, por exemplo.

Eles podem até mesmo agendar as entrevistas com os candidatos. Outra coisa que auxilia muito a vida do profissional de TI é a organização dos dados dos colaboradores, que pode ser feita pela RPA. 

Vendas

Outra funcionalidade da RPA é uma aceleradora de conversões, melhorando a comunicação entre vendedor e cliente. Ao deixar essa comunicação mais precisa, erros nas inserções manuais de dados ao longo do funil são reduzidos.

Os bots podem ser usados também para coletar informações sobre concorrentes e nos envios de follow-ups. 

Vantagens e benefícios de RPA

Já ficou claro que a RPA é uma mão na roda para empresas que possuem muitas tarefas com processos repetitivos, certo? Mas, para fortalecer ainda mais essa vertente, abaixo você confere algumas das vantagens e benefícios de usar RPA.

A produtividade da empresa aumenta visto que as tarefas repetitivas são feitas por bots que não precisam de pausas para descansar. E, com isso, outras tarefas que precisam da intervenção humana podem ser feitas simultaneamente, acelerando então o processo no todo.

A qualidade das entregas também é impactada de forma positiva. Quando as tarefas são executadas por bots, as chances de erros são bem menores, podendo chegar a quase nulas. Isso evita também o tempo gasto com retrabalho.

Utilizando RPA os processos se tornam padronizados, o que garante melhor qualidade e uma entrega mais sólida. Além de passar mais confiança e profissionalismo para os possíveis clientes.

O custo para manter uma RPA é baixo, comparado a um colaborador humano. Dessa forma, além de ajudar a acelerar o processo e evitar retrabalhos, o bot também impacta o financeiro de uma organização.

A Auditeste fornece o serviço de automação de processos, então, se você se interessou e quer implementar a RPA no seu negócio, entre em contato e saiba como fazer!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

    PT