BR

USA

logo

Teste automatizados: o que são e como funcionam

Todo produto ou serviço que é lançado no mercado passa por um teste antes. Afinal, essa é a única maneira de saber se o produto está funcionando da forma esperada e se vai atender as expectativas. Para isso, existem diversos tipos de teste, entre eles os testes automatizados.

Antigamente, os testes manuais supriam as demandas e atendiam as necessidades da equipe de T.I. ou desenvolvimento de programas. Contudo, com o passar do tempo, a tecnologia tem ganhado cada vez mais força. E, com isso, os programas e softwares desenvolvidos estão cada vez mais complexos e completos.

Por conta da grande complexidade dos novos softwares, fazer o teste de modo manual pode ser desvantajoso. Isso porque levaria muito tempo para concluir a tarefa, além de precisar de uma equipe só para isso. Outro fator é que o ser humano está mais propício a cometer erros que um robô, por exemplo.

Neste conteúdo explicamos o que é o teste automatizado, suas vantagens e importância. Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, faça a leitura até o final para entender melhor!

O que é teste automatizado?

De forma resumida, o teste automatizado funciona da mesma forma que o teste manual, feito por um ser humano. Porém, o teste é feito por robôs que otimizam o trabalho. Dessa forma, a intervenção humana é minimizada. Ou seja, ela ainda pode ser usada, mas somente quando necessária. Consequentemente, isso diminui os possíveis erros na testagem.

Todos os aspectos de um software são testados de forma mais rápida e eficiente com os testes automatizados. Essa agilidade proporcionada pelo teste automatizado garante maior facilidade para encontrar falhas de segurança, bugs e demais erros.

Assim, fica mais fácil realizar os reparos necessários para que o software funcione de maneira adequada.

A importância de testar software

O teste de software é essencial para que erros sejam detectados e resolvidos antes do produto ser lançado ao mercado. É um grande equívoco pensar que o teste de software é algo opcional, visto que erros podem acontecer em qualquer etapa do projeto e lançá-lo sem testá-lo pode resultar no fracasso da ferramenta.

O ISTQB (International Software Testing Qualifications Board) – selo de qualidade para testadores de software -, entende a importância do teste porque com ele é possível  identificar erros durante as etapas de desenvolvimento e assegurar a qualidade do produto e seu funcionamento correto.

Testar o software também garante a confiança do usuário final e sua satisfação ao utilizar o software e ajuda a manter a reputação do negócio no setor.

Outro erro muito comum é pensar no teste como um gasto a mais, quando na verdade ele deveria ser visto como um investimento. Ao testar, os custos com retrabalho e manutenção do software são reduzidos.

Vantagens dos testes automatizados

São diversas as vantagens que uma empresa pode usufruir ao passar a usar testes automatizados. O principal deles é, como já citado anteriormente neste conteúdo, a redução de erros.

Por mais competente que o profissional seja, ele ainda é humano. E humanos podem falhar. Consequentemente, ao reduzir esses erros, também é reduzido o impacto no financeiro da empresa. Visto que assim não terá retrabalhos.

Outro ponto é o fato de que os colaboradores da empresa são mais aproveitados e conseguem colocar seus conhecimentos e habilidades em outras tarefas que realmente exijam a mentalidade humana.

Os testes automatizados também ajudam a identificar possíveis brechas na segurança do software. Assim, a correção desse erro é reparada mais facilmente.

Desse modo, fica claro que o teste automatizado é indispensável, já que além de melhorar a produtividade e garantir a funcionabilidade do produto também ajuda na segurança e nos padrões de qualidade.

Tipos de teste automatizados

Existem vários tipos de testes automatizados. Neste tópico, separamos alguns deles para falar mais detalhadamente. Confira:

  1. Teste de Desempenho

Falando de software, o teste de desempenho serve para verificar o tempo de resposta que cada ação feita na ferramenta demora. Por exemplo, “tempo para carregamento da página”, “tempo de resposta dos resultados da pesquisa”, entre outros.

Assim, com essa mensuração, a equipe desenvolvedora consegue identificar se o tempo de resposta está muito lento. Podendo, então, melhorar esse processo.

  1. Teste de Usabilidade

Aqui, é quando todos conseguem entender o comportamento do usuário final perante à interface do software.

Com esse teste, é possível entender como o público alvo interage e aceita o produto. Caso a resposta seja negativa, ainda há tempo de fazer melhorias.

  1. Teste de Segurança

Como o próprio nome diz, esse teste é para verificar a segurança do software. O teste é o momento perfeito para identificar possíveis falhas na segurança, brechas que deixam o usuário vulnerável a ter seus dados expostos.

  1. Teste de Feature

Todos os componentes do software são colocados em teste neste módulo. Botões, links, vídeos, tudo que gera interatividade com os usuários é testado para garantir sua total funcionalidade.

Serviços Auditeste

A Auditeste é especialista nos testes de software. Com agilidade e serviços que se adequam ao que cada projeto precisa, a satisfação do cliente e a qualidade do software são garantidos!

São diversos os tipos de testes oferecidos pela Auditeste, inclusive o teste automatizado Auditeste. Já são 277 certificações automatizadas e 116 sistemas automatizados.

Entre em contato com a equipe Auditeste para conhecer todos os serviços e saber como realizar o teste automatizado no seu software!

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

    PT